Mais imagens do novo caça chinês J-20 “Black Eagle” (designação da OTAN: Firefang), dessa vez liberando seu paraquedas de frenagem, possivelmente após um teste que antecede o primeiro voo realizado no aeródromo de Chengdu, na China. Acredita-se que a aeronave deva realizar seu primeiro voo nos próximos dias, antes do final de 2010 ou no começo do ano que vem.
O caça J-20 mantém as características com os modelos anteriores de capacidade stealth. Ele possui os lemes inclinados e o canopy igual do caça Lockheed Martin F-22 e F-35. Seus motores são provavelmente modelos russos 117S. Assim como o modelo T-50 da Sukhoi, ele é grande: estima-se que tenha um comprimento de 22 metros, comparado aos 20 metros do T-50, acima dos 18 do F-22 e dos 15 do F-35. “A aeronave, pelo seu tamanho, está mais para um bombardeiros do que para um caça,” de acordo com o especialista Bill Sweetman da revista Aviation Week.
O protótipo apresenta um par de lemes totalmente móveis e estabilizadores ventrais no estilo do caça conceito russo MiG 1.44. Apresenta também similaridades com o caça norte americano F-22, como nas entradas de ar e no canopy de peça única. Interessante foi a adoção de canards junto às asas principais, o que pode aumentar o RCS da aeronave que possui características stealth.
As primeiras informações da Agência de Inteligência Naval dos EUA (ONI) surgiram em 1997, informando que o J-20, ou XXJ, seria um caça multi-missão de 4ª geração que entraria em operação em 2015. Desde a década de 90 tanto o Instituto de Design CAC/611 como o SAC/601 vem trabalhando nos próprios projetos para um caça pesado multi-missão com dois motores com capacidade stealth e manobrabilidade comparável ao caça F-22 Raptor.
Em agosto de 2008 foi divulgado que o Instituto 611 foi selecionado para ser o principal contratato para o desenvolvimento do J-20 e o Instituto 601 o sub-contratado. Sequencialmente um mock-up de metal em tamanho real foi fabricado pela CAC.
Em maio de 2010, o governo norte americano divulgou uma informação que os chineses estavam começando a fabricar o protótipo, e que este estaria voando antes do final de 2010, ainda que embora um modelo na configuração total não fosse voar antes de 2015. As últimas informações indicam que os dois primeiros protótipos (#2001 & 2002) foram construídos e o protótipo 2001 está realizando os testes de táxi, conforme imagens dessa matéria, e que deverá voar em 2010 ou no começo de 2011.
Segundo Bill Sweetman, o novo protótipo do caça J-20 deverá ser utilizando nos próximos anos para desenvolver a tecnologia que será utilizada num novo caça, que segundo ele deverá voar depois de 2015. Se o J-20 entrar em operação, e logo, ele poderá ajudar a China a atualizar sua grandemente frota de cerca de 1.500 caças que estão ultrapassados, atingindo uma paridade aérea com seus países rivais: os EUA, Taiwan, Vietnã, Japão, Coreia do Sul e Índia. Mesmo com o J-20, a China ainda estará em números menores e tecnologicamente inferior a muitos desses países no quesito caças de combate – mais muito menos com a entrada do novo caça, que segundo previsões de analistas, deverão ser adquiridos mais de 300 unidades.
O caça J-20 mantém as características com os modelos anteriores de capacidade stealth. Ele possui os lemes inclinados e o canopy igual do caça Lockheed Martin F-22 e F-35. Seus motores são provavelmente modelos russos 117S. Assim como o modelo T-50 da Sukhoi, ele é grande: estima-se que tenha um comprimento de 22 metros, comparado aos 20 metros do T-50, acima dos 18 do F-22 e dos 15 do F-35. “A aeronave, pelo seu tamanho, está mais para um bombardeiros do que para um caça,” de acordo com o especialista Bill Sweetman da revista Aviation Week.
O protótipo apresenta um par de lemes totalmente móveis e estabilizadores ventrais no estilo do caça conceito russo MiG 1.44. Apresenta também similaridades com o caça norte americano F-22, como nas entradas de ar e no canopy de peça única. Interessante foi a adoção de canards junto às asas principais, o que pode aumentar o RCS da aeronave que possui características stealth.
As primeiras informações da Agência de Inteligência Naval dos EUA (ONI) surgiram em 1997, informando que o J-20, ou XXJ, seria um caça multi-missão de 4ª geração que entraria em operação em 2015. Desde a década de 90 tanto o Instituto de Design CAC/611 como o SAC/601 vem trabalhando nos próprios projetos para um caça pesado multi-missão com dois motores com capacidade stealth e manobrabilidade comparável ao caça F-22 Raptor.
Em agosto de 2008 foi divulgado que o Instituto 611 foi selecionado para ser o principal contratato para o desenvolvimento do J-20 e o Instituto 601 o sub-contratado. Sequencialmente um mock-up de metal em tamanho real foi fabricado pela CAC.
Em maio de 2010, o governo norte americano divulgou uma informação que os chineses estavam começando a fabricar o protótipo, e que este estaria voando antes do final de 2010, ainda que embora um modelo na configuração total não fosse voar antes de 2015. As últimas informações indicam que os dois primeiros protótipos (#2001 & 2002) foram construídos e o protótipo 2001 está realizando os testes de táxi, conforme imagens dessa matéria, e que deverá voar em 2010 ou no começo de 2011.
Segundo Bill Sweetman, o novo protótipo do caça J-20 deverá ser utilizando nos próximos anos para desenvolver a tecnologia que será utilizada num novo caça, que segundo ele deverá voar depois de 2015. Se o J-20 entrar em operação, e logo, ele poderá ajudar a China a atualizar sua grandemente frota de cerca de 1.500 caças que estão ultrapassados, atingindo uma paridade aérea com seus países rivais: os EUA, Taiwan, Vietnã, Japão, Coreia do Sul e Índia. Mesmo com o J-20, a China ainda estará em números menores e tecnologicamente inferior a muitos desses países no quesito caças de combate – mais muito menos com a entrada do novo caça, que segundo previsões de analistas, deverão ser adquiridos mais de 300 unidades.
O protótipo do caça J-20 “2001″ começou seus testes no dia 22 de dezembro, com as primeiras imagens, ainda não muito nítidas, surgindo na véspera de Natal. O caça stealth chinês tem um tamanho maior que o caça norte americano F-22 e possui algumas características novas em relação aos outros modelos stealth de quinta geração, como o uso de canards na parte da frente das asas.
Em teste de taxi: caça J-20 da China aparece liberando seu paraquedas de frenagem após um teste de táxi que antecede ao seu primeiro voo previsto para os próximos dias. Testes realizados dia 27 de dezembro.
Quer saber mais sobre o J-20?
3 Comentários
Mecanismo
Não está claro que tipo de motor o avião vai ter.Alguns dizem que ele usará o potencial de fabricação chinesa WS-15 motor com um máximo de impulso superior a 18,000 kg, mas o motor ainda está em andamento.
A China tem sido incapaz de reproduzir motor turbofan Rússia altamente eficiente de alta temperatura AL-31F, projetado no início de 1980 e atualmente montado no Su-27 de combate e suas modificações. Os motores para aviões Sukhoi fabricados na China são feitos na Rússia e, em seguida, montado e ajustado na China.
O motor AL-31F é também montado no J-10 da China aviões de caça. analógico chinês do motor, o WS-10, é menos eficiente que o protótipo russo.
Materiais
Um caça stealth de quinta geração deve ser capaz de iludir o radar, e por isso deve ser feita a partir de modernos materiais compostos. No entanto, a China não produzir esses materiais em quantidades comerciais, e especialistas duvidam que ele possa desenvolver e produzi-los para a sua Força Aérea.
Eletrônicos
Equipamentos eletrônicos, principalmente de radar, na China é de aproximadamente o mesmo nível que os seus motores. projetos chineses ficam aquém das capacidades dos seus homólogos russos, europeus e americanos. Embora a China tem sido gradualmente reduzir o fosso, ele ainda tem de importar equipamentos eletrônicos modernos para suas aeronaves.
Os melhores sistemas de radar da aeronave é feita atualmente por caças Su-30MKK da Rússia, e copiar a China provavelmente este projeto. Não está claro o quanto ele será diferente em termos de especificações da próxima geração de sistemas de radar russo ou americano.
Armas
As armas guiadas utilizado na Força Aérea Chinesa foram copiados na maior parte dos EUA, Israel e Rússia protótipos feitos em 1960 até 1980. China terá que gastar uma grande quantidade de tempo e esforço para desenvolver suas próprias armas, mesmo que utiliza elementos de protótipos comprado de outros países. Mas os produtores estrangeiros estão se tornando cada vez mais receosos de compartilhar sua tecnologia de próxima geração com a China.
Conclusões
Desde 1970, a China tem consistentemente ficado 15 a 20 anos atrás os líderes mundiais na fabricação de aviões. Isto foi verdade em sua terceira aeronave de quarta geração e, e este parece ser o caso com o seu avião de combate de quinta geração.
O J-20 lutador foi produzido quase 20 anos depois de os EUA YF-22 (o protótipo do produzido em massa F-22A), 17 anos após o russo MiG-1.44 (MiG-IFM ou Multifuncional Frontline Fighter), e 14 depois da Rússia S.37 (Su-47).
Se o J-20 é aceito como o protótipo de uma nova série, a China será capaz de produzir um caça de quinta geração, dentro de 10 anos. Se não estiver, ele irá começar a produção do lote não antes de 15 ou 20 anos a partir de agora.
Ninguém sabe ao certo o que vai acontecer, mas certamente não é muito cedo para fazer previsões sobre o futuro do novo avião.
Dada a sua política tradicional de fabricação de aviões, a China provavelmente irá criar um análogo funcional de aviões de fabricação estrangeira 5G que vai custar 50% a 80% menos que os modelos da Rússia e dos EUA. A China provavelmente vai vender o avião na Ásia Central, Oriente Médio, América Latina e Sudeste Asiático, bem como para os países mais ricos Africano.
Os modelos de exportação do J-20 e os aviões dessa série feita para a Força Aérea Chinesa terá estrangeiros, incluindo Rússia, equipamentos e armas. Além disso, nos próximos 20 a 30 anos, a China terá que continuar a importar a tecnologia de aeronaves modernas. Apesar dos progressos feitos pelos designers da China aeronaves nos últimos 20 anos, a China tem apenas ligeiramente diminuído o fosso tecnológico dividindo-o dos líderes mundiais.
http://en.rian.ru/analysis/20101229/161986565.html
Muitas vezes copia...e copia mal. Talvez chegue lá, mas não há uma tradição, nem mesmo uma "efetiva política de aquisição de tecnologias"...ao contrário, ela, vez por outra "vai na mão grande"...seja contra a Sukhoi, a Lyulka, a Embraer, a MiG, a indiana HAL, etc.
Assim como todo seu "esforço" para fabricar um caça de 4ªGeração, o J-10 Chengdu, o máximo que conseguiu foi um caça de 3ªGeração.
abração,
Miguel Junior
Eu só postei este comentário do RIA Novosti porque eu achei bem elucidativo e imparcial, embora seja um comentário dos descendentes vikings.
Mas, o poder de fogo do J-20 é uma icógnita e isso não foi alvo do comentário supra. Sabemos do sucesso dos bombons do Wen Jiabao (deve ser um pouco indigesto encarar qualquer lutador de Hu Jintao armado com o PL-12 resgardado pelo sistema Dong Feng 21D). Eu mesmo, acho que o JH-7 “Flounder”, o Chengdu FC-1 Thunder e o Chengdu J-10 EXCELENTES opções para nossas FA (isso, à espera do 5G, seja de quem for, ou russo, ou chinês, ou turco. Afinal, o desenvolvimento dos BVR vão continuar, como também os balisticos. E, DISSUASÃO é o que INTERESSA. O Tio Sam PIRATÃO não passa de um COVARDÃO).
Mas, como meus soluços de viúva ainda não cicatrizaram, eu AINDA sonho com o Sukhoi Su-35BM, com o Mig-21 Bison, com o MIG-35 Fulcrun F e, lógico, com o meu bebê, o Mikoyan Gurevich Mig-31 Foxhound (daria minha vida para ver esta andorinha com as cores das nossas FA). Lógico, anseando ardente pelo passarinho do Vladimir Putin, o Sukhoi PAK FA T-50.
Se Dilma Rousseff tiver juízo e, se for IMPARCIAL com decisões SOBERANAS, veremos a queda do NELSÃO e, em breve, um novo Short List para o FX-2 com russos e chineses (basta fazer o SL dos chineses).
Um forte abraço, tenho respeito pelo seu trabalho, eu sempre navego em seu portal.