Mais imagens do novo caça chinês J-20 “Black Eagle” (designação da OTAN: Firefang), dessa vez liberando seu paraquedas de frenagem, possivelmente após um teste que antecede o primeiro voo realizado no aeródromo de Chengdu, na China. Acredita-se que a aeronave deva realizar seu primeiro voo nos próximos dias, antes do final de 2010 ou no começo do ano que vem.

O caça J-20 mantém as características com os modelos anteriores de capacidade stealth. Ele possui os lemes inclinados e o canopy igual do caça Lockheed Martin F-22 e F-35. Seus motores são provavelmente modelos russos 117S. Assim como o modelo T-50 da Sukhoi, ele é grande: estima-se que tenha um comprimento de 22 metros, comparado aos 20 metros do T-50, acima dos 18 do F-22 e dos 15 do F-35. “A aeronave, pelo seu tamanho, está mais para um bombardeiros do que para um caça,” de acordo com o especialista Bill Sweetman da revista Aviation Week.



O protótipo apresenta um par de lemes totalmente móveis e estabilizadores ventrais no estilo do caça conceito russo MiG 1.44. Apresenta também similaridades com o caça norte americano F-22, como nas entradas de ar e no canopy de peça única. Interessante foi a adoção de canards junto às asas principais, o que pode aumentar o RCS da aeronave que possui características stealth.

As primeiras informações da Agência de Inteligência Naval dos EUA (ONI) surgiram em 1997, informando que o J-20, ou XXJ, seria um caça multi-missão de 4ª geração que entraria em operação em 2015. Desde a década de 90 tanto o Instituto de Design CAC/611 como o SAC/601 vem trabalhando nos próprios projetos para um caça pesado multi-missão com dois motores com capacidade stealth e manobrabilidade comparável ao caça F-22 Raptor.

Em agosto de 2008 foi divulgado que o Instituto 611 foi selecionado para ser o principal contratato para o desenvolvimento do J-20 e o Instituto 601 o sub-contratado. Sequencialmente um mock-up de metal em tamanho real foi fabricado pela CAC.

Em maio de 2010, o governo norte americano divulgou uma informação que os chineses estavam começando a fabricar o protótipo, e que este estaria voando antes do final de 2010, ainda que embora um modelo na configuração total não fosse voar antes de 2015. As últimas informações indicam que os dois primeiros protótipos (#2001 & 2002) foram construídos e o protótipo 2001 está realizando os testes de táxi, conforme imagens dessa matéria, e que deverá voar em 2010 ou no começo de 2011.







Segundo Bill Sweetman, o novo protótipo do caça J-20 deverá ser utilizando nos próximos anos para desenvolver a tecnologia que será utilizada num novo caça, que segundo ele deverá voar depois de 2015. Se o J-20 entrar em operação, e logo, ele poderá ajudar a China a atualizar sua grandemente frota de cerca de 1.500 caças que estão ultrapassados, atingindo uma paridade aérea com seus países rivais: os EUA, Taiwan, Vietnã, Japão, Coreia do Sul e Índia. Mesmo com o J-20, a China ainda estará em números menores e tecnologicamente inferior a muitos desses países no quesito caças de combate – mais muito menos com a entrada do novo caça, que segundo previsões de analistas, deverão ser adquiridos mais de 300 unidades.


O protótipo do caça J-20 “2001″ começou seus testes no dia 22 de dezembro, com as primeiras imagens, ainda não muito nítidas, surgindo na véspera de Natal. O caça stealth chinês tem um tamanho maior que o caça norte americano F-22 e possui algumas características novas em relação aos outros modelos stealth de quinta geração, como o uso de canards na parte da frente das asas.




Em teste de taxi: caça J-20 da China aparece liberando seu paraquedas de frenagem após um teste de táxi que antecede ao seu primeiro voo previsto para os próximos dias. Testes realizados dia 27 de dezembro.



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Fonte: CAVOK - Fotos: Hangar TJ e China Defense