Segundo o Ministério da Cultura da Grécia, pesquisadores encontraram ferramentas de pedra e machados de 130 mil anos na ilha


Arqueólogos gregos e americanos descobriram na ilha grega de Creta indícios de que o homem já cruzava os mares há 130 mil anos, muito antes do estimado até agora, informou nesta segunda-feira o Ministério de Cultura da Grécia.

Os cientistas encontraram perto das localidades de Plakias e Preveli, no sudeste da ilha, ferramentas da Idade de Pedra.

Trata-se de machados no estilo "Acheulean", relacionado ao "Homo heidelbergensis" e ao "Homo erectus", dois "antepassados" do atual ser humano.


Como Creta já era uma ilha na época, os moradores teriam que usar barcos para chegar no local

Segundo o ministério, a descoberta indica que o ser humano dominou a navegação "dezenas de milhares de anos" antes do que se imaginava


Estas ferramentas têm, pelo menos, 130 mil anos, mas também poderiam chegar aos 700 mil anos, garante o Ministério grego em comunicado.

Apesar da contínua pesquisa da pré-história em Creta, berço da civilização minoica, até pouco tempo não havia nem sequer provas de que tinha sido habitada antes do período neolítico (7000-3000 a.C.).


A praia de Preveli é um dos dois locais onde objetos foram encontrados


Segundo o Ministério, as descobertas são "o indício mais antigo da navegação marítima".

"Os resultados não só demonstram a existência de viagens por mar no Mediterrâneo milhares de anos antes do que sabíamos até hoje, mas também alteram a avaliação das habilidades do homem", acrescenta o Ministério.


Fonte: Terra - Via Arquivos do Insolito