A presidenta Dilma Rousseff recebeu na manhã desta segunda-feira um telefonema do presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich.

Eles conversaram por cerca de 20 minutos, sobre a parceria na construção do projeto do foguete ucraniano Cyclone 4, que deverá ser lançado ainda este ano a partir do Centro de Alcântara (no Maranhão).

Na Ucrânia, os cientistas dispõem de tecnologia para a fabricação de foguetes, mas não detêm centros de lançamentos.

O escritório de engenharia ucraniano responsável pela produção do foguete é o Yuzhnoye. A série de foguetes Cyclone é considerada uma das mais bem-sucedidas entre as já desenvolvidas. Em 226 testes de lançamento, houve apenas seis falhas, segundo dados da assessoria do projeto.


Apesar dos problemas da binacional ucraniano-brasileira Alcântara Cyclone Space (ACS) com os quilombolas vizinhos do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, o projeto continuar a andar.

Em 2010 foi foi lançada em Alcântara a pedra fundamental da empresa binacional brasileiro-ucraniana Alcântara Cyclone Space (ACS). O ato marcou simbolicamente o início das obras de construção do complexo espacial - veja Começam obras da binacional Alcântara Cyclone Space.

O Acordo Espacial Brasil-Ucrânia data de 2003, mas o planejamento inicial não foi cumprido.

Fonte: Site Inovação Tecnológica