Com incentivos fiscais concedidos pelo Estado da Flórida e pela cidade de Jacksonville, a Embraer espera vencer, até junho, a disputa para fornecer até 200 aviões leves de combate ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos, num contrato de cerca de US$ 950 milhões, informou a Embraer.

"Temos trabalhado já há alguns anos para que a Embraer venha para Jacksonville", disse Jerry Mallot, executivo da Câmara Regional de Comércio da cidade em entrevista, por telefone, à AE. Segundo Mallot, caso a Embraer fique com o projeto, ele espera que as atividades da companhia na região comecem ainda neste ano. Mas ressaltou que, mesmo que o resultado saia em junho, o concorrente pode pedir nova avaliação na disputa, o que pode levar mais 90 dias.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico de Jacksonville aprovou a concessão de US$ 150 mil em incentivos fiscais em dezembro, com a condição de que sejam criados pelo menos 50 novos postos de trabalho diretos e cerca de 60 indiretos. De acordo com Mallot, existe muita mão de obra especializada para a indústria de aviação na região.

Mallot também explicou que os incentivos fiscais dizem respeito especificamente a esse projeto, caso a Embraer ganhe a disputa, mas admitiu que a cidade de Jacksonville e o estado da Florida teriam interesse em conceder mais benefícios se a Embraer quiser se instalar para outros projetos. "É claro que temos interesse que Jacksonville seja a outra casa da Embraer nos EUA", afirmou.

Se a Embraer vencer a disputa, a cidade de Jacksonville irá arcar com 20% dos investimentos e o estado da Florida com os demais 80%. Além dos incentivos fiscais, a Embraer obteve um hangar para montar os aviões, conhecidos como Super Tucano, no aeroporto internacional de Jacksonville. A principal concorrente da Embraer nesta licitação é a fabricante Hawker Beechcraft, informou a assessoria da Embraer.

Fonte: Monitor Mercantil