O Governo das Filipinas emitiu uma solicitação para avaliação de aeronaves de ataque leve turbohélices considerados para substituir seus antigos Rockwell OV-10 Broncos.

A nova aeronave precisará ser melhor que as especificações do OV-10 em termos de armas, motores e eficiência nas missões de observação, disse a Força Aérea das Filipinas. Ela também terá que ter capacidade de pousos e decolagens curtos.

Um equipe de Força Aérea vem preparando todos detalhes da solicitação, a qual será submetida ao departamento de defesa. A força aérea disse, no entando, qie o orçamento poderá ser uma das dúvidas.


Dentre os possíveis candidatos podem estar incluídos o Embraer EMB-314 Super Tucano, o Korea Aerospace Industries KT-1 e o Beechcraft T-6 Texan II.

Em novembro de 2010, a vizinha Indonésia encomendou oito aeronaves Super Tucanos para substituir os seus OV-10s. Essa foi a primeira venda da Embraer na Ásia do modelo de ataque leve, embora o acordo ainda precise ser aprovado pelo Ministro da Defesa da Indonésia.

Como uma medida de contenção, as Filipinas estão conversando com a Tailândia sobre a doação de aeronaves OV-10s da Força Aérea Tailandesa. o chefe das forças armadas das Filipinas, General Ricardo David Jr, esteve recentemente na Tailândia, com a possível troca de aeronaves OV-10 levantada como um dos “pontos de discussão”, informou a força aérea.

No entanto, as Filipinas não tem certeza sobre quantas aeronaves a Tailândia está oferecendo.

O OV-10 Bronco é um importante modelo para a Força Aérea das Filipinas, o qual, como na Indonésia, utiliza a aeronave nas missões de contra-insurgência (COIN). As Filipinas está aflita pelo número de conflitos de baixa intensidade, particularmente no sul da ilha de Mindanao, onde militantes islâmicos estão ativos.

“O OV-10 é uma boa plataforma,” disse a força aérea. “Ele oferece uma multiplicidade de munições e é uma boa plataforma de observação.” Ela adiciona que atualmente somente oito aeronaves OV-10s estão operacionais.

Adicionalmente, as Filipinas podem também adquirir treinadores primários da primeira versão do Pilatus PC-7 da Malásia, que estão estocados, já que a Força Aérea da Malásia está adquirindo 12 novos treinadores PC-7 Mk IIs.

Fonte: Flight Global – Via: Cavok