Três pilotos búlgaros a serviço da ONU foram sequestrados nesta quinta-feira na região sudanesa de Darfur, informou nesta quinta-feira o Ministério de Exteriores do país balcânico.

"Três cidadãos búlgaros funcionários de uma companhia privada que tem contrato com a missão das Nações Unidas no Sudão foram sequestrados nesta quinta-feira por um grupo desconhecido na região de Darfur", explicou à Agência Efe em Sófia um porta-voz do Ministério de Exteriores da Bulgária.

http://1.bp.blogspot.com/_vHfhEO08cCE/SQGo_-r2pWI/AAAAAAAAKmc/mymJGbR3e6M/s400/ONU+-+LOGO+2.GIF
A companhia Heli Air confirmou que os sequestrados são seus funcionários e passam bem.

Os pilotos, todos homens, foram sequestrados por volta das 9h50 no horário local.

"Recebemos informações que os três estão bem. Os sequestradores os levaram em uma 4x4. A Polícia sudanesa e o Exército fizeram buscas pela região. Atualmente estão em uma região próxima e já começaram as negociações", acrescentou Valkov.

Darfur, no oeste do Sudão, é cenário desde 2003 de uma guerra civil que causou 300 mil mortos, segundo as estimativas da ONU, e 2,7 milhões de deslocados.

No sul do Sudão ocorre desde domingo um referendo sobre a autodeterminação da parte sul do país e as enquetes prévias indicam que a separação receberá apoio majoritário.

Na semana passada, uma coalizão de organizações de defesa dos direitos humanos advertiu sobre o aumento da violência em Darfur durante o referendo.

Fonte: Bol