O contra-almirante da Marinha, Luiz Henrique Caroli, assumiu hoje (24) o comando da Força Tarefa Marítima (FTM), braço naval da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil). Segundo o militar brasileiro, o objetivo da ação é conter o tráfico de armas e incidentes na fronteira. As informações são da Organização das Nações Unidas (ONU) e de observadores brasileiros.

“A Marinha brasileira está muito orgulhosa de se unir à FTM e espera poder contribuir com o trabalho bem-sucedido que tem sido feito”, disse Caroli. “As capacidades crescentes da Marinha das Forças Armadas libanesas nos permitem vislumbrar um futuro promissor”, afirmou ele, durante cerimônia na fragata turca Yildirim no porto de Beirute.
O militar brasileiro vai comandar uma frota de oito navios de guerra de cinco países: Alemanha, Turquia, Grécia, Indonésia e Bangladesh. Desde de 1978, a ONU mantém no Líbano uma missão de paz. A Unifil foi implantada a pedido do governo libanês para ajudar a Marinha a evitar a entrada de armas e outros produtos ilegais por via marítima.

Contra-almirante da Marinha, Luiz Henrique Caroli

Caroli reiterou que a paz sustentável pode ser alcançada no Sul do Líbano. No total, cerca de 3 mil homens de 30 países integram a missão no Líbano com o apoio de 50 observadores militares.
Em 2006, após a Segunda Guerra do Líbano, o Conselho de Segurança da ONU expandiu o papel da Unifil para atividades de ajuda humanitária e apoio na defesa de suas fronteiras. No Líbano o clima de apreensão se agravou desde o mês passado, quando assumiu o novo primeiro-ministro Najib Mikati.
Mikati é alvo de resistência internas e externas por suas ligações com o grupo Hezbollah. Os manifestantes reagem à nomeação de Mikati por acreditar que o grupo exercerá o poder.

Fonte: A Critica Campo Grande