Quero registrar aqui a minha satisfação e imensa alegria com a nomeação pelo determinado Governador do Estado, Cid Gomes do meu Chefe da Procuradoria do CREA/CE o Dr. Carlos Alberto Mendes Forte para a vaga de desembargador (vaga do Quinto Constitucional).

Inicialmente a OAB/CE escolheu, no dia 1º de dezembro de 2010, lista sêxtupla com o nome de advogados que pleiteiam ingressar no TJCE. Em ordem de classificação, integraram a lista Marcus de Paula Pessoa, Francisco Ernando Uchoa Lima Sobrinho, José Moaceny Félix Rodrigues, Adriano Campos Costa, Francisco Zacarias Silveira de Araújo e Carlos Alberto Mendes Forte.

Posteriormente o Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará elegeu, em 21 de janeiro de 2011 os seis novos desembargadores. A sessão extraordinária foi conduzida pelo chefe do Poder Judiciário estadual, desembargador Ernani Barreira Porto.

Pelo critério de merecimento, foram eleitos os juízes Washington Luís Bezerra de Araújo, da 1ª Vara da Fazenda Pública; Inácio de Alencar Cortez Neto, da 17ª Vara Cível; e Francisco José Martins Câmara, da 9ª Vara de Família. Por antiguidade, assumirão Francisco Bezerra Cavalcante, titular da 2ª Vara de Família; Francisco Darival Bezerra Primo, da 5ª Vara da Infância e da Juventude; e Valdsen da Silva Alves Pereira, da 28ª Vara Cível.

Os eleitos deverão compor a 7ª e 8ª Câmaras Cíveis, criadas pelo Assento Regimental 34, de 13 de janeiro deste ano. A posse dos novos integrantes será na gestão do desembargador José Arísio Lopes da Costa, que assume a presidência do TJ-CE no próximo dia 28.

Na mesma sessão, o Pleno escolheu lista tríplice com integrantes da OAB-CE que concorrem a uma vaga de desembargador pelo critério do quinto constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Ceará (OAB-CE) e nesta ocasião foi formada a lista tríplice os advogados Carlos Alberto Mendes Forte, Francisco Ernando Uchoa Lima Sobrinho e Francisco Zacarias Silveira de Araujo.

O processo faz parte das etapas para preenchimento da vaga de desembargador do TJCE pelo Quinto Constitucional, que assegura um quinto dos assentos em tribunais para advogado e membros do Ministério Público.

O candidato mais votado da lista tríplice foi o advogado Carlos Alberto Forte, de 55 anos, com 27 votos por parte do Pleno do TJCE. Carlos Alberto é professor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza (Unifor). (primeiro a esquerda na foto ao lado)

Na segunda colocação, com 23 votos, ficou o advogado Ernando Uchôa Sobrinho, de 42 anos, professor de Direito Penal da Faculdade Farias Brito, bem como advogado para as causas criminais do Grupo Edson Queiroz e da Petrobras (primeiro a direita de terno claro na foto acima). O mais velho dos três escolhidos da lista é Francisco Zacarias Silveira de Araújo, de 61 anos, que contou com 22 votos. (no centro da foto)

Ao meu hoje amigo e ex-chefe, desejo tudo de bom!

'Char' és um cara de grande coração. Amigo e lhe desejo o melhor sempre!

Parabéns Você Merece!

Sucesso!

Vinicius Morais

'Vinna'