A queda de energia que atingiu os estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite de quinta-feira (3) ocorreu devido a uma falha em um circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco. A informação foi confirmada à equipe do Correio24horas pelo diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Bandeira Arnaud, em contato telefônico. Arnaud ainda explicou que a subestação afetada possui seis linhas de grande porte que movimentam 500 mil volts em alta tensão.
"Houve uma falha em um componente eletrônico já identificado pelos técnicos e que faz parte do sistema de proteção da subestação. Sem ordem, esse componente transmitiu uma mensagem para desligar toda a instalação. Com o sistema desequilibrado, os impactos foram sentidos em usinas como Paulo Afonso e Xingó. As únicas que não foram afetadas são as de Sobradinho e Boa Esperança", afirmou.
A queda de energia ocorreu devido a uma falha em um circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco
De acordo com o diretor, a energia já foi restabelecida em todos os estados atingidos e os trabalhos começaram desde o momento em que a falha foi verificada, às 23h20. Ele ainda informou que, seguindo uma determinação da operado nacional, um relatório será realizado para investigar como o problema aconteceu e encontrar uma maneira de evitar novas interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Fonte: Correio da Bahia
3 Comentários
O ministro tenta minimizar o ocorrido dizendo que não foi apagão!!! Mas espera... como se chama 8 Estados sem energia por um período que, em alguns casos, superou 3 horas.
É preciso invstimentos nesse área, e nenhum governo até agora fez isso. Alguém lembra do acionamento ou do medo do apagão de 10 anos atrás? De lá para cá a conta de luz só aumentou e não houve investimentos suficientes no setor.
Pagamos a mais para manter as termos eletricas e esquecemos do sistema de distribuição de energia. Que ironia heim...
A CHESF não PODE NUNCA ser controlada pelos RATOS do Rio de Janeiro. A CHESF é o mais rentável sócio da ELETROBRÁS e o Vale do São Francisco tem seus LUCROS desviados para outros estados. Se é assim, nós também queremos os ROYALTIES do Pré-Sal dos XENÓFOBOS cariocas.
Por falar na ELETROBRÁS... lembrei da "fusão" CHESF / ELETROBRÁS... foi a "famosa" ERENICE GUERRA quem comandou esta fusão????? Ahhhhhhhhhhhhhh, então tá!!!
Para os que uerem nos fazer aceitar tal DANO- APAGÃO, como normal, veja que certos sistemas muito menores e menos importantes, usam sistemas de proteção de segurança aumentada, podendo ter facilmente algo como tripla redundância, com cores processados agindo triplamente ou até mais, e se um deles entrar em falha ou erro, informa VOTAÇÃO EM CONFLITO dos trêz ou mais processadores, acatando o resultado dos dois não defeituosos, e elegendo de imediato manutenção ao core em erro.
Isso dentre muitos outros sistemas possíveis. Portanto vir dizer que algo está errado, ...não cola Sr. Ministro...