“Estamos no centro de Brega”, disse um rebelde contactado telefonicamente pela AFP. “As forças de Khadafi bateram em retirada. Estarão agora em Bisher [30 quilómetros a ocidente de Brega], acrescentou.

Uma jornalista que acompanha as forças rebeldes confirmou a informação de que os rebeldes se encontram no centro de Brega, 80 quilómetros a ocidente de Ajdabiya, tomada hoje de manhã por opositores do regime, segundo os enviados da AFP no local. As posições defensivas dos efectivos de Muammar Khadafi nas entradas da cidade estavam desertas e tudo o que os jornalistas viram foram alguns tanques carbonizados.

Já antes a estação de televisão Al-Jazira dera conta de uma grande calma na cidade, ouvindo-se apenas o barulho dos veículos da oposição a percorrer as ruas.

Ontem à noite a oposição armada expressava grande confiança em recuperar o controlo de Ajdabiya, aproveitando os ataques dos caça-bombardeiros franceses e britânicos contra blindados e baterias de artilharia do regime. Ajdabiya fica 160 quilómetros a Ocidente de Bengazi, o berço da revolta.

Nos céus da Líbia estão aviões de cada vez mais países, a maioria envolvidos apenas em patrulhas para impor a zona de exclusão aérea. Ontem voaram pela primeira vez dois Mirage 2000 do Qatar, que assim se tornou no primeiro país árabe a participar nas operações. Os Emirados Árabes Unidos anunciaram que “nos próximos dias” estarão na Líbia, com o envio de 12 aviões de combate.

Fonte: Publico