O módulo espacial não tripulado Tiangong-1 (acima) que a China planeja lançar este ano será enviado ao espaço por um foguete portador modificado Longa Marcha II-F, informou hoje (3) Liang Xiaohong, alto executivo da Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento (CALT, em inglês), durante a sessão anual do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC).
O Tiangong-1, ou Palácio Celestial 1, de 8,5 toneladas, será lançado na segunda metade deste ano para realizar a primeira acoplagem do programa espacial chinês, com a espaçonave não tripulada Shenzhou-8, que será mandada ao espaço dois meses após o lançamento do Tiangong-1.
O foguete Longa Marcha II-F é conhecido como o mais seguro da China. Desenvolvido em 1992, o foguete colocou em órbita com sucesso sete espaçonaves -- da Shenzhou-1 à Shenzhou-7.
Liang também revelou que a China lançará duas espaçonaves nos próximos dois anos, a Shenzhou-9 e a Shenzhou-10, ambas realizarão acoplagens com o Tiangong-1.
Fonte: CRI
0 Comentários