Na quinta-feira o segundo modelo experimental do caça russo da quinta geração T-50 fez com êxito o seu primeiro vôo experimental. O avião levantou vôo do aeródromo da “Associação Aeronáutica” na cidade de Komsomolsk-na-Amure e esteve no ar durante cerca de uma hora. O vôo foi realizado pelo piloto de provas Serguei Bogdan.
Aqui mais imagens do voo.

As especificações técnicas básicas do avião são mantidas em segredo. Sabe-se que o avião pertence à classe de aeronaves pesadas, desenvolve a velocidade de 2,1 mil quilômetros horários e que o seu raio de vôo chega a 5,5 mil quilômetros. Sabe-se também que esta aeronave possui não somente excelentes especificações técnicas mas também corresponde a exigências de aperfeiçoamento permanente dos métodos de guerra moderna. Eis a opinião do piloto de provas Magomed Tolboiev, detentor do título de Herói da Rússia, a respeito do caça T-50.





As especificações técnicas de vôo, o nível de apetrechamento energético e os sistemas de bordo – tudo isso é totalmente diferente. De um modo geral, este é um caça multimissão, isto é, avião de grande flexibilidade operacional. E, como é natural, as exigências que se lhe apresentam são muito sérias, muito altas, tendo-se em vista que o avião será utilizado pelo exército na qualidade da sua arma regulamentar durante cerca de 50 anos. Depois disso não se espera nenhuma reviravolta, salvo algumas modificações.

O uso de compósitos, de tecnologias inovadoras e o contorno aerodinâmico garantem um nível muito baixo de perceptibilidade ótica e infravermelha, assim como a perceptibilidade para radares. Além disso, o equipamento de navegação moderno permite a esta aeronave realizar vôos de dia e de noite, independentemente das condições do tempo, à velocidade supersônica.

Pode-se falar, na realidade, do surgimento de um avião qualitativamente novo. O correspondente da agência RBC Serguei Starikov comenta a importância dos futuros fornecimentos desta aeronave á Força Aérea do país.

Estes fornecimentos irão desempenhar um importante papel par a elevação da capacidade de defesa do país, pois se pode afirmar que os amigos – parceiros já possuem praticamente aviões desta classe. E a Rússia deve, respectivamente, lançar para o mercado algo semelhante e fornecer este avião aos militares para que dentro de alguns não seja preciso “correr atrás” dos outros países.

Fazemos lembrar que a idéia de criação do caça do século XXI nasceu quase simultaneamente nos EUA e na antiga União Soviética. As respectivas obras começaram em fins da década de 80 do século passado. Devido a razões relacionadas à desagregação da União Soviética, os EUA foram primeiros a adotar na qualidade da arma regulamentar o caça da quinta geração, que foi chamado “F-22 Raptor”. O projeto americano custou 65 bilhões de dólares, o preço de um só avião chegou a 350 milhões de dólares, o que fez, afinal de contas, o Pentágono, renunciar à sua aquisição. O avião T-50 russo resultou melhor e mais barato. Ele deve ser adotado como arma regulamentar da força aérea em 2015.

Fonte: A Voz da Russia