Forças leais ao ditador Muamar Kadafi dispararam neste sábado pelo menos cem foguetes Grad contra Misurata, no terceiro dia de bombardeio pesado na cidade - a única área significativa controlada pelos rebeldes no oeste da Líbia. O cerco das forças de Kadafi a Misurata começou há sete semanas, quando várias cidades do litoral se levantaram contra o regime de quatro décadas do líder líbio, em meados de fevereiro. Na sexta-feira, as forças do regime já tinham feito um ataque semelhante com Grads, que são de origem soviética.

- Eles dispararam Grads na área industrial, esta manhã. Pelo menos cem foguetes foram disparados. Não houve registro de vítimas - disse o rebelde Abdelbasset Abu Mzereiq.

No leste, o líder dos militares rebeldes, Abdel Fattah Younes, disse que suas forças estavam envolvidas em combates pesados em Brega, a oeste de Benghazi, capital dos opositores a Kadafi. O líder rebelde disse que teria "boas notícias" em breve.

- Temos pessoas posicionados na entrada de Brega, que conseguiram deter alguns francoatiradores. Basicamente, neutralizamos as forças de Kadafi na fronteira oriental - disse o comandante rebelde Jibril Mohammed Jibril no sábado, nos arredores de Ajdabiya, a cidade mais próxima de Brega ainda sob controle dos rebeldes.

Fonte: O Globo