Navios da Otan atacaram nesta segunda-feira um cabo submarino de fibra ótica que conectava Sirte com os portos petroleiros de Ras Lanuf e Brega (leste), causando o corte das telecomunicações nesta região, disse a televisão estatal.

"As fragatas do agressor cruzado e colonialista (Otan) bombardearam um cabo de fibra ótica situado a 15 milhas náuticas da costa e que se conecta em Sirte, Ras Lanuf e Brega", informou o canal de televisão Al Jamahiriya.

O canal citou uma fonte militar, que disse que o ataque "causou o corte das telecomunicações hoje (segunda-feira)" nesta região.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpCJIOTy7OfaX4THBAl4GdCWC310h0pkKIJZ5i3CewH8SxFoKNDfbbWKPvTFPU-El1I1i7bJNhYWhW8OZ3MjDXJXGSimOi2qMyj9I0X-O-p9rzrq_Tqj2v8ezJtocZN7Ek9FRAF_XOwYYO/s400/carlos-latuff-smells-like-foreign-intervention-libya-march-9-2011.gif

Líbia: de protestos contra Kadafi a guerra civil e intervenção internacional
Motivados pela onda de protestos que levaram à queda os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em meados de fevereiro para contestar o líder Muammar Kadafi, no comando do país desde a revolução de 1969. Mais de um mês depois, no entanto, os protestos evoluíram para uma guerra civil que cindiu a Líbia em batalhas pelo controle de cidades estratégicas.

A violência dos confrontos entre as forças de Kadafi e a resistência rebelde, durante os quais milhares morreram e multidões fugiram do país, gerou a reação da comunidade internacional. Após medidas mais simbólicas que efetivas, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a instauração de uma zona de exclusão aérea no país. Menos de 48 horas depois, no dia 21 de março, começou a ofensiva da coalizão, com ataques deFrança, Reino Unido e Estados Unidos

Fonte: Terra