O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, está morto e seu corpo foi resgatado por autoridades dos Estados Unidos, informou a rede de televisão CNN no fim da noite do domingo. De acordo com as fontes ouvidas pela CNN, Bin Laden morreu durante um ataque dos EUA a uma mansão nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão, país vizinho ao Afeganistão.

O presidente dos EUA, Barack Obama, fez por volta da 0h30 desta segunda-feira (horário de Brasília), um pronunciamento anunciando oficialmente a morte do líder terrorista de origem saudita Osama bin Laden.

De acordo com Obama, o governo dos EUA havia obtido informações na semana passada sobre a localização de Bin Laden em um complexo na periferia de Islamabad, capital do Paquistão. “Na semana passada determinamos que tínhamos informação suficiente [para conduzir um ataque conta Bin Laden]. Na noite de hoje [domingo], um pequeno time de soldados americanos levou a cabo a operação. Após um tiroteio, esses soldados mataram Bin Laden e capturaram seu corpo. Nenhum americano foi ferido e houve cuidado para que nenhum civil fosse ferido durante a operação”, disse Obama no pronunciamento.

Fonte: UOL/BOL


Assista ao pronunciamento de Barack Obama sobre a morte de Bin Laden

O líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, está morto e seu corpo está em posse das autoridades norte-americanas, confirmou neste domingo o presidente dos EUA, Barack Obama. Assista abaixo ao discurso de Obama.



De acordo com o presidente norte-americano, a morte decorreu de uma ação de inteligência do Exército dos EUA em parceria com o Paquistão, que localizou o terrorista na última semana. O líder terrorista foi morto em uma mansão nos arredores de Islamabad, após ação de um pequeno grupo de soldados americanos.

Obama, após relembrar a dor dos ataques de 11 de Setembro de 2001, disse que "a justiça foi feita" e que capturar o terrorista era uma das prioridades de seu governo.



Centenas de pessoas estão concentradas na frente da Casa Branca, em Washington, para comemorar o anúncio do governo.

Considerações sobre a Morte de OSAMA: (By QUINTUS)

Agora que Elvis morreu – perdão, Bin Laden – podem colocar-se umas questões:

1) Afinal não foram UCAVs ou Mísseis a conseguir apanhá-lo, mas o bom velho e fiável soldado de infantaria…A alta tecnologia tem o seu papel, mas no que concerne a fazer o trabalho completo, voltamos sempre ao século IV a.C.

2) forças terrestres dos EUA agindo armados no interior do Paquistão? Isto é novidade, pelo menos no campo público. Até à bem pouco tempo não havia (supostamente…) forças terrestres dos EUA em missão de combate no interior do Paquistão.

3) Foi morto numa “mansão perto de Islamabad”: Então todas aquelas vezes que se falou de que ele estaria nas “zonas tribais da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão” era para desviar atenções, e já se sabia que ele não estava ali, mas pretendia-se apenas fazê-lo “baixar a guarda”?

4) É irónico que tenha sido morto sob Obama… Um presidente que a Direita norte-americana acusa de ser… muçulmano e com um nome que não deixa de ter algumas similitudes fonéticas com o nome do terrorista agora morto.

5) Osama terá sido morto em Maio. O facto de só agora se saber de tal, credibiliza a notícia ao dar a entender que houve tempo para fazer várias análises que confirmam a identidade do morto.

6) Esta operação especial resulta de uma alteração profunda no equilíbrio de poder no seio das forças de segurança afegãs… O partido pró-islamita radical (dominado pelo ISI) parece ter perdido influência e isto poderá refletir-se na Guerra no Afeganistão

7) São de esperar ataques terroristas nos próximos tempos, consoante já se observa em vários foruns cibernéticos ligados aos grupos islamicos radicais, assim como um reforço muito grande das (inúteis) medidas de segurança nos aeroportos… Tempos para não viajar de avião, decidamente!

8 ) A morte de Bin Landen indica que ele terá pegado em armas e defendido a sua própria vida. Por muito que não se goste do personagem, há que lhe reconhecer uma certa coragem física, quer por ter escapado durante tanto tempo à maior perseguição jamais realizada a um homem, quer por ter sido capaz de aguentar psicologicamente até ao fim (ao contrário de Hitlr, por exemplo)

9) Foi Obama (eleito como sendo o “Anti-Bush”) que acabou por cumprir o mandato de… Bush para apanhar Obama “dead or alive”-

10) No lugar dos norte-americanos refrearia as expressões públicas de contentamento, assim como a sua transmissão via televisão… Cada imagem de comemoração vai atiçar ainda mais os ânimos (sempre inflamados) dos islâmicos radicais e convidar à imolação/explosão de mais um “mártir”. As televisões têm aqui um papel a cumprir que está muito além das simples audiências.

11) O Dólar, o Euro e o Yen subiram de cotação… Na expetativa de ataques terroristas? Na expetativa que eles vão parar? (pois sim!) porque os Mercados são irracionais e idiotas até à última casa? Sim!