A Antonov, empresa ucraniana conhecida por projetar e  construir uma variada linhagem de aeronaves de transporte militar e  civil, confirmou recentemente seus planos para lançar um novo avião de  transporte tático militar da mesma classe do estadunidense Lockheed  Martin C-130J Super Hercules, do emergente brasileiro Embraer KC-390 e  do binacional MTA (Multi-roleTransport Aircraft), em desenvolvimento  pela indiana Hindustan Aeronautics e a corporação russa United Aircraft  Corporation (UAC).
As primeiras informações dão conta que a nova  aeronave será uma derivação do An-158, desenvolvido para o segmento de  transporte aéreo regional de passageiros, modelo atualmente em fase  final de definição do projeto. Os primeiros esboços divulgados mostram  uma fuselagem sensivelmente modificada com relação ao An-158, embora  conservando muitas das características de design deste último. Entre as  modificações visíveis, encontra-se a instalação de uma rampa traseira de  acesso à cabine principal de transporte de carga e passageiros,  inserção que modificou sensivelmente a geometria do cone posterior da  fuselagem, bem como o volume do compartimento de recolhimento do trem de  aterrissagem, configuração que sugere a adoção de um trem de  aterrissagem reforçado com vistas a suportar condições operacionais  severas.
Aparentemente, a capacidade de carga final do An-178 ainda não está definida. Em recentes entrevistas, representantes da Antonov informaram deverá situar-se na casa dos 18.000 kg, enquanto durante o Paris Airshow 2011, o material promocional distribuído assinalava 15.000 kg. De toda forma, a Antonov mostra-se disposta a entrar na briga para disputar este promissor nicho de mercado, o qual espera competidores que atendam às futuras necessidades dos atuais usuários de aeronaves C-130 Hercules, Antonov An-12 e outras remanescentes da mesma classe, cujas vidas operacionais estão chegando ao final.
 Fonte: T&D


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