A Antonov, empresa ucraniana conhecida por projetar e construir uma variada linhagem de aeronaves de transporte militar e civil, confirmou recentemente seus planos para lançar um novo avião de transporte tático militar da mesma classe do estadunidense Lockheed Martin C-130J Super Hercules, do emergente brasileiro Embraer KC-390 e do binacional MTA (Multi-roleTransport Aircraft), em desenvolvimento pela indiana Hindustan Aeronautics e a corporação russa United Aircraft Corporation (UAC).

As primeiras informações dão conta que a nova aeronave será uma derivação do An-158, desenvolvido para o segmento de transporte aéreo regional de passageiros, modelo atualmente em fase final de definição do projeto. Os primeiros esboços divulgados mostram uma fuselagem sensivelmente modificada com relação ao An-158, embora conservando muitas das características de design deste último. Entre as modificações visíveis, encontra-se a instalação de uma rampa traseira de acesso à cabine principal de transporte de carga e passageiros, inserção que modificou sensivelmente a geometria do cone posterior da fuselagem, bem como o volume do compartimento de recolhimento do trem de aterrissagem, configuração que sugere a adoção de um trem de aterrissagem reforçado com vistas a suportar condições operacionais severas.

Aparentemente, a capacidade de carga final do An-178 ainda não está definida. Em recentes entrevistas, representantes da Antonov informaram deverá situar-se na casa dos 18.000 kg, enquanto durante o Paris Airshow 2011, o material promocional distribuído assinalava 15.000 kg. De toda forma, a Antonov mostra-se disposta a entrar na briga para disputar este promissor nicho de mercado, o qual espera competidores que atendam às futuras necessidades dos atuais usuários de aeronaves C-130 Hercules, Antonov An-12 e outras remanescentes da mesma classe, cujas vidas operacionais estão chegando ao final.

Fonte: T&D