Com a finalidade de aprofundar negociações com o Japão em torno de uma possível parceria estratégica envolvendo a venda do avião de combate Typhoon, do consórcio europeu Eurofighter, uma comitiva de executivos integrada por representantes de suas quatro empresas integrantes (BAE Systems, do Reino Unido, Alenia Aeronautica, da Itália, e Cassidian, da Espanha e Alemanha) estará visitando o país entre os dias 05 e 08 para discutir o status da participação do caça no programa japonês F-X, mantendo conversações com autoridades locais e com os embaixadores dos quatro países membros do consórcio.

Com base nas discussões, o consórcio irá estudar a estratégia dos próximos passos a serem dados dentro da concorrência, dando ênfase à disposição dos países membros em trabalhar no fortalecimento das relações industriais e tecnológicas com o Japão. As negociações estão sendo lideradas pelo governo de Londres, em cooperação com a BAE Systems.

Antes da viagem, Chris Boardman, diretor-gerente da BAE Systems para o setor de Aeronáutica Militar, disse que uma eventual parceria tecnológica com os japoneses renderá para a indústria nacional oportunidades significativas de transferência de tecnologias - incluindo os códigos-fonte - e de capacitação para desenvolver competências-chave e empregos.

Enzo Casolini, CEO do grupo Eurofighter, um dos membros da comitiva, acrescentou que as mudanças no cenário de Defesa no leste asiático estão apresentando ao país novos e crescentes desafios. Casolini disse estar confiante de que as capacidades técnicas envolvidas, as projeções de custos e as ofertas industriais do consórcio europeu, além das competitivas capacidades operacionais do Typhoon, cumprirão plenamente os requisitos do governo japonês.

Fonte: T&D