O Irã testou nesta quarta-feira (6) vários mísseis terra-mar perto do estreito de Ormuz durante manobras da Guarda Revolucionária, incluindo o míssil supersônico Khalil Fars (de 300 km de alcance). A informação foi divulgada pelo canal iraniano em língua árabe Al Alam.
Os oficiais da guarda dispararam dois Khalil Fars - um míssil apresentado pela primeira vez em fevereiro e que seria, segundo o governo iraniano, capaz de se deslocar a uma velocidade três vezes maior que a do som (a velocidade do som é de cerca de 1.200 km/h), segundo a mesma fonte.
No último dia 29, o ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague,disse que o Irã realizou testes secretos com mísseis capazes de transportar carga nuclear.
A acusação de Hague veio um dia depois do Irã ter lançado 14 mísseis balísticos de curto e médio alcance, durante um exercício militar de rotina. O governo iraniano negou então que qualquer dos mísseis pudesse carregar cargas nucleares.
Os disparos foram efetuados como parte dos 10 dias de "manobras defensivas" iniciados nesta segunda-feira (27). Todos os anos a Guarda executa exercícios deste tipo, e eles são bastante divulgados.
O Irã é acusado de tentar produzir armamento atômico sob a fachada de um programa nuclear civil - o governo iraniano, no entanto, nega e diz que o programa nuclear do país pretende apenas produzir energia.
Fonte: R7
0 Comentários