Imagens de satélite revelaram a existência de valas comuns na sequência dos combates recentes no Sudão, denunciou um grupo de vigilância que foi criado pelo actor George Clooney.

The Satellite Sentinel, O Satélite Sentinela, em português, diz que o aparente massacre aconteceu na cidade de Kadugli, na zona sul do estado do Kordofan, vizinho do Sudão do Sul, que é agora um Estado independente e, desde hoje, o 193.º membro da Organização das Nações Unidas.

Os combates surgiram no mês passado entre os rebeldes das montanhas Nuba e as forças armadas do Sudão, cujos porta-vozes militares negaram que tenham sido mortos civis.

70 mil pessoas fugiram para escapar aos confrontos. O Satélite Sentinela diz, no entanto, segundo a BBC, que as imagens captadas confirmam as denúncias feitas por testemunhas de que as forças armadas sudanesas e as milícias atingiram civis.

A ONU já confirmou a existência de combates no Kordofan, tendo o Presidente norte-americano Barack Obama manifestado a sua preocupação em relação aos mesmos.

Fonte: Diário de Noticias