O submarino tripulado chinês Jiaolong iniciou hoje uma missão no oceano Pacífico com a qual espera estabelecer um recorde de profundidade ao tentar descer até os cinco mil metros.

Durante os 47 dias de exploração, serão realizadas várias análises no submarino como parte de um programa que inclui a tomada de fotos, realização de vídeos e recolhimento de mostras do leito oceânico, informou Jin Jiancai, servidor público vinculado ao projeto.


O especialista, citado por meios de imprensa, indicou que as tarefas se realizarão segundo as disposições da Convenção das Nações Unidas sobre a Lei do Mar e as normas da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA, segundo siglas em inglês).

Enquanto, o Ministério da Ciência e Tecnologia assinalou em um comunicado que o lugar da missão se escolheu conforme um contrato assinado entre a Associação Chinesa de Investigação e Desenvolvimento de Recursos Minerais Oceánicos e a ISA.

Projetado para descer até os sete mil metros, Jiaolong conseguiu a marca histórica de três mil 759 metros durante uma prova no ano passado com três tripulantes a bordo.

Antes, o submarino realizou 17 imersões no mar da China Meridional entre o dia 31 de maio e o dia 18 de julho de 2010.

Fonte: Prensa Latina