Taiwan realizou testes com um novo míssil para submarinos, chamado "Hsiung Feng II" ("Vento Valente II"), desenvolvido por um instituto militar da ilha, divulgou nesta quinta-feira o jornal Tempos de Liberdade. Os mísseis, testados no mês passado, foram instalados nos submarinos holandeses adquiridos no final dos anos 1980, assinalou uma fonte militar ao jornal local.

"Embora Taiwan disponha de apenas dois submarinos preparados para o combate, com os mísseis podem servir para dissuasão perante a frota naval chinesa", disse uma fonte militar que não quis se identificar. Taiwan tem quatro submarinos, mas dois deles são da Segunda Guerra Mundial e não podem entrar em combate. No campo dos mísseis, Taiwan já dispõe de "Hsiung Feng II" de terra e ar, com um alcance de 150 km, e também equipamentos antimísseis Patriot adquiridos nos Estados Unidos.



Hsiung Feng II (HF-2) (Brave Wind II") is an anti-ship missile system developed by the Chungshan Institute of Science and Technology in Taiwan. Hsiung Feng II anti-ship missile has a range of 160 km at speed of 0.85 Mach.

A ilha procura comprar nos Estados Unidos novos submarinos e aviões de combate F-16 C e D para resistir a modernização e melhora das equipes militares chinesas. A recente aproximação econômica e social entre China e Taiwan não diminuiu contudo as diferenças políticas e Pequim se nega a renunciar ao uso da força para conseguir a unificação com Taiwan.

Fonte: Terra