A Força Aérea Brasileira (FAB) destruiu uma pista clandestina na fronteira de Brasil e Colômbia, nesta sexta-feira (12), localizada a 68 quilômetros de São Gabriel da Cachoeira (AM). A ação faz parte da Operação Ágata 1, que começou na sexta-feira (5), com o objetivo de combater crimes típicos da região fronteiriça. (Veja vídeo do bombardeio)



http://4.bp.blogspot.com/_sJ4CCeFFeoc/S-8aNRlR0mI/AAAAAAAABc0/rmn6OmQCMyg/s1600/HermesDemo1.jpg

De acordo com a FAB, o local foi identificado com uso Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), o Hermes 450 (foto acima), de fabricação israelense, que tem seis metros de comprimento e dez metros de uma asa à outra. O equipamento pode chegar a uma velocidade de 110 km/h, a uma altitude de cinco mil metros e permanecer no céu por cerca de 15 horas.

Quatro caças A-29 Super Tucano (foto acima) sobrevoaram o local na tarde desta sexta-feira e destruíram a pista de pouso clandestina, que tinha 1,4 mil metros de comprimento e 15 metros de largura, o suficiente para receber pequenas aeronaves.

Uma das pistas do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por exemplo, tem 1.345 metros de comprimento e 45 metros de largura. A outra tem 1.640 metros de comprimento e 45 metros de largura, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Segundo a FAB, foram usadas oito bombas de 230 quilos. A operação na região de fronteira mobiliza mais de três mil militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica na vigilância da região contra atividades ilícitas como o contrabando e o tráfico de drogas.


A FAB informou ainda que, além dos caças, dois helicópteros H-60 Black Hawk (foto acima) levaram equipes da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Força Nacional, do Exército Brasileiro e da própria FAB para as proximidades da pista destruída.

Fonte: G1