O governo do Vietnã confirmou hoje a criação em seis anos de uma frota de submarinos russos Quilo 636, para fortalecer sua capacidade defensiva ante os desafios regionais.

O recém ratificado ministro de Defesa, Phung Quang Thanh, negou insistentemente que a meia dúzia de submarinos híbridos comprados da Rússia constitua uma ameaça às nações vizinhas.

"A compra de submarinos, mísseis, aviões de combate e equipes afins é para garantir nossa defesa", precisou o também membro do Birô Político do Partido Comunista do Vietnã.

A imprensa russa divulgou em 2009 que o Vietnã negociou a aquisição de seis submarinos por dois bilhões de dólares, e o tema volta dois anos depois no meio de tensões no Mar Oriental.

Ontem confirmou-se a entrega ao Vietnã do primeiro de três aviões Airbus Military, que estarão destinados à patrulhagem marítima, para prevenir a pesca ilegal e o contrabando.

Vietnã opera atualmente dois mini-submarinos trazidos em 2009 da República Popular Democrática da Coréia, e Thanh defendeu reduzir a importação de armamento e começar a produzí-los aqui.

A modernização do arsenal vietnamita inclui a compra de 12 aviões de combate russos Sukhoi Seu-30MK2, e o Parlamento aprova todo o que garanta e salvaguarde a integridade territorial.

Fonte: Prensa Latina