O governo de Londres assinou contrato para compra de um lote adicional de 14 helicópteros de transporte pesado Boeing CH-47 Chinook, cujo valor anunciado é de US$ 1,65 bilhão. O contrato faz parte dos planos para expandir até o final de 2015 a frota do modelo existente na Real Força Aérea do Reino Unido (RAF) para 60 exemplares.

O Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou que a Boeing deverá entregar o primeiro Chinook na nova versão HC6 para a RAF em 2013 com o objetivo de testar a configuração, sendo que todos os helicópteros desse novo lote deverão estar plenamente operacionais em 2017.

O secretário de Defesa britânico, Liam Fox, informou durante uma entrevista que a aquisição é um esforço para aumentar significativamente a capacidade de transporte pesado da RAF com aparelhos de asas rotativas. O pacote de compra dos HC6 inclui um período inicial de cinco anos de apoio logístico de manutenção.

A RAF recebeu seu primeiro helicóptero Chinook há quase 30 anos e pretende manter a frota ativa até 2040. Atualmente, 46 aparelhos do modelo voam com as cores da RAF, sendo 38 da variante HC2/2A e oito da HC3, estes últimos em processo de modernização para o padrão HC4.

Uma significativa melhoria a ser incorporada aos novos HC6 será a instalação de um sistema digital de controle automático de voo, o qual proporcionará mais segurança durante operações em más condições de visibilidade, bem como em ambientes sujeitos a suspensão de nuvens de poeira durante pousos e decolagens.

Fonte: T & D