"Na semana passada fomos contatados pelo escritório do xerife de Nacogdoches indicando que tinham encontrado um objeto que acreditavam que fosse uma parte do Columbia", disse Malone à AFP. "A seca fez com que o lago baixasse e os níveis foram reduzidos, o que deixou o tanque exposto".
As imagens foram enviadas aos engenheiros da Nasa no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, que confirmaram rapidamente que o tanque era parte do Columbia. Vários tanques já foram recuperados nos últimos anos.
O ônibus espacial Columbia se desintegrou ao retornar à Terra em 2003, causando a morte dos sete astronautas a bordo e deixando para trás restos ao longo de várias centenas de quilômetros. A causa do acidente foi vinculada depois a um escudo protetor de calor defeituoso que havia sido danificado por um pedaço de espuma, que se soltou pouco depois da decolagem.
Malone disse que cerca de 40% da nave foi recuperada, e que comunidades no Texas e na Louisiana ainda indicam descobertas de restos da nave várias vezes ao ano. "Estamos tentando fazer com que (esta nova parte do Columbia) seja enviada de volta para a Flórida", onde será unido a outras partes do ônibus espacial armazenados no Centro Espacial Kennedy, afirmou.
Fonte: JB
0 Comentários