A Embraer, quarta maior fabricante de aviões do mundo, anunciou nesta quinta-feira um acordo com a israelense Elbit Systems para desenvolver e produzir aviões não tripulados no Brasil.
A parceria prevê a criação de uma nova empresa, a Harpia Sistemas S. A. A Embraer terá 51% do capital da companhia, e a AEL Sistemas, uma subsidiária da Elbit Systems no país, ficará com os 49% restantes.
Em nota oficial, a Embraer disse que o acordo tem como principal objetivo a 'exploração do mercado de Veículos Aéreos Não Tripulados, os chamados VANT'.
A nova empresa, com sede em Brasília, será dedicada a desenvolvimento, integração de sistemas, fabricação, comercialização e manutenção de VANTs, assim como ao desenvolvimento de simuladores de voo e atividades de modernização de sistemas de aviação.
A Embraer é líder mundial de aviões para voos regionais e também produz aeronaves militares. Com a Harpia Sistemas, a empresa afirma que 'aumentará a oferta de produtos genuinamente brasileiros no mercado de defesa e segurança'.
'Entre as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa (END) estão a busca de parcerias para o desenvolvimento e capacitação tecnológica e a fabricação de produtos de defesa nacionais', afirmou Luiz Carlos Aguiar, presidente da subsidiária da Embraer na área de Defesa e Segurança.
'A criação da Harpia será um importante instrumento para atender às necessidades das forças armadas e de segurança', acrescentou.
A AEL Systems é uma antiga parceira da Embraer, produzindo sistemas de turboélice para aviões de ataque ligeiro e treino militar - como os Super Tucano - para a empresa brasileira. Com o acordo, a subsidiária israelense vai transferir ao Brasil sua tecnologia no desenvolvimento e produção de VANTs, por isso a Embraer terá uma participação de 25% no seu capital.
A Polícia Federal (PF) brasileira iniciou há dois anos um projeto para patrulhar as fronteiras terrestres do país com VANTs que têm autonomia de voo de 37 horas, alcance de 1.000 quilômetros e equipados com potentes câmeras produzidas pela empresa estatal Israel Aerospace Industries (IAI).
A PF também adquiriu dois VANTs do tipo Hermes 450 da Elbit Systems para monitorar a Amazônia, em um acordo que exigia transferência de tecnologia.
Fonte: EFE/MSN
0 Comentários