Três fabricantes de aviões militares, entre eles o consórcio europeu Eurofighter, apresentam nesta segunda-feira seus modelos ao Japão, que deve escolher em novembro seu novo avião de combate, informou a rede pública NHK. Entre os três caças que serão apresentados às autoridades do país está o Eurofighter Typhoon, desenvolvido pela multinacional participada pelas companhias aeroespaciais de Espanha, Alemanha, Reino Unido e Itália. Os outros dois modelos são o americano F-18 e o F-35, fabricado pelos EUA e outros oito países.

As autoridades devem avaliar seu preço e prestações, além de em que medida as companhias japonesas podem se envolver em sua produção e manutenção, para depois tomar uma decisão.

O modelo escolhido substituirá o F-4, um dos três modelos de avião de combate dos que dispõem as Forças de Autodefesa (Exército) do Japão, introduzido pela americana McDonnell Douglas na década de 60 e que será aposentado nos próximos anos. Os analistas apontam que o Japão sempre preferiu adquirir aviões de combate de fabricação americana e que não fazê-lo poderia afetar sua importante aliança bilateral com a maior potência mundial, segundo a NHK.

As companhias em disputa consideram que a decisão do Japão afetará os pedidos de Brasil, Turquia, e outros países emergentes, que planejam adquirir em um futuro próximo grandes volumes de caças militares.

Fonte: Terra