A fabricante de armas japonesa Mitsubishi Heavy Industries (MHI) confirmou que pelo menos 80 computadores de sua rede foram infectados com pragas digitais e que algumas informações podem ter sido obtidas por hackers. A invasão foi divulgada nesta segunda-feira (19) pelo jornal “Yomiuri”, mas o ataque teria sido descoberto no dia 11.

A empresa atacada desenvolve mísseis e submarinos para o governo japonês. Segundo a agência de notícias Reuters, quase 25% dos investimentos japoneses em defesa --cerca de 260 bilhões de ienes (R$ 6 bilhões)-- envolvem negócios com a Mitsubishi Heavy Industries.

A companhia afirmou que não acredita no vazamento de dados confidenciais sobre seus produtos, mas confirmou que algumas informações sobre seus sistemas, como endereços IP, foram enviadas aos invasores.

A MHI desenvolve componentes para reatores nucleares e tem parceria com a Boeing para a construção de aviões 787 Dreamliner.

É a primeira invasão confirmada em uma fabricante de armas japonesa. Outras fabricantes de armas foram atacados em 2011, entre elas a Lockheed Martin, fabricante de caças, e a Northrop Grumman, que fabrica porta-aviões para o exército norte-americano.

Fonte: G1

Nota: A Mistsubishi desenvolve o ATD-X Shinshin (foto), um demonstrador de caça furtivo. O primeiro voo do ATD-X está programado para o ano fiscal japonês de 2014.