Pelo sim,pelo não,Saito tomou a iniciativa de ir à República Tcheca observar de perto a operacionalidade dos caças suecos Gripen,vendidos àquele país. Esse modelo concorreu com os americanos da Boieng (F-18) e com os franceses da Dassault (Rafale) na última fase de classificação do projeto FX-2.
O Gripen, da Saab Scania,chegou em primeiro lugar na avaliação técnica da FAB, antes que o então ministro Nelson Jobim interviesse para dar vitória ao Rafale, desejo do ex-presidente Lula.
A missão de Saito,porém, não era a aquisição dos modelos suecos mas uma simples avaliação da possibilidade de que FAB venha a voar provisioriamente com os 24 caças sob a operação da força tcheca. O ciontrato de leasing com a Suécia está se encerrando.
Poderia ser estabelecido um contrato de sucessão pelo Brasil do contrato de leasing da República Tcheca com a Suécia para cobrir já em 2012 a operação dos Mirage, cujo prazo máximo se encerra no próximo ano.
Admitamos que seria um enorme trunfo estratégico para os suecos, se essa negociação vier a ser rematada, pois os pilotos "caçadores" da FAB iriam acostumar-se definitivamente com a tecnologia e a aerodinâmica dos Gripen, condenada pelos concorrentes por ser um caça de um só motor,impróprio segundo deles para as dimensões continentais do país.
De qualquer modo,os Rafale continuam favoritos para vencer a concrrência se esta for reaberta por Dilma.Têm o maior acervo de benefícios,apesar de dois problemas fundamentais.
1 - o preço, mantido sob regime de "caixa preta" pelos forrnecedores, estimando-se que seja ultrassônico.
Fonte: Carta Polis
Nota do Vinna: Recentemente atraves do "Prague Monitor" o Primeiro-Ministro Tcheco, Petr Necas, disse que com o fim do contrato de leasing dos caças Gripen seria aberta uma concorrência internacional para substituir os caças suecos. Com um porém... a Saab so poderá participar da concorrência se juntamente com o Reino Unido (leia-se BAE Systems) abrirem a 'caixa preta' e revelarem TODAS as cifras e detalhes da transação, ja que a muito paira suspeita de corrupção no âmbito daquele contrato. A Renovação do contrato de leasing foi fortemente afastada pelo Primeiro Ministro Tcheco.
Pessoalmente acho que essa informação da 'carta polis', parece mais uma noticia para vender revista...
Em todo caso, acho que no maximo o Saito foi averiguar o 'Plano B' para o caso da compra dos caças não se concretizar (como foi a questão dos Mirage 2000 UAE). Pessoalmente acho uma grande furada usar o Gripen como caça tampão. Seria melhor manter os Mirage 2000 por mais um tempo. Creio que sai mais barato e ja temos o 'knowhow': peças, equipamentos, bancadas, armas dentre outros... Chega de caça tampão. A FAB precisa dos caças já! Mas sem comprometer as contas publicas em época de crise economica mundial e Guerra Cambial Mundial.
Lembro sempre da Grecia que comprou caças para as olimpiadas e agora ta de "pires" na mão...
Pessoalmente acho que essa informação da 'carta polis', parece mais uma noticia para vender revista...
Em todo caso, acho que no maximo o Saito foi averiguar o 'Plano B' para o caso da compra dos caças não se concretizar (como foi a questão dos Mirage 2000 UAE). Pessoalmente acho uma grande furada usar o Gripen como caça tampão. Seria melhor manter os Mirage 2000 por mais um tempo. Creio que sai mais barato e ja temos o 'knowhow': peças, equipamentos, bancadas, armas dentre outros... Chega de caça tampão. A FAB precisa dos caças já! Mas sem comprometer as contas publicas em época de crise economica mundial e Guerra Cambial Mundial.
Lembro sempre da Grecia que comprou caças para as olimpiadas e agora ta de "pires" na mão...
11 Comentários
gripen tem manutenção mais barata que nossos mirage bixados .
tem maior capacidade de armamento
tecnologia mais avançada
alem do mais seriam 24 gripens no lugar de 12 mirage velhos
tbm seria um otima oportunidade para nossos pilotos se acostumarem com o gripen ng caso vença o fx-2
detalhes ad
Custo de cada Gripen: 60 milhoes de dolares;
- Custo destes Gripens jah utilizados: 45 milhoes (chutando muito alto)
- Custo anual do leasing considerando a vida util dos Gripens: US$ 1.8 milhoes (45 milhoes/25 anos restando); pode-se fazer um leasing por 10 anos tb;
- custo anual leasing * 14 Gripens: US$ 25.2 milhoes de dolares
Possivelmente suportavel pelo orcamento da FAB com o enterro dos Mirages. Mas vejamos outra possibilidade, o custo-hora voo que tb paga-se com o orcamento da FAB e nao eh dotacao especifica.
14 Rafales (arghhh!!!) : 28 (2 pilotos por jet) * US$ 21,000 * 180hrs = US$ 105,840,000
14 Gripens (supondo custo C/D=NG): 28 * US$ 7,000 * 180hrs= US$ 35,280,000
Diferenca H/V Rafale-Gripen: US$ 70,560,000 por ano.
Custo aproximado leasing: leasing US$ 25,200,000 por ano
Concluindo: O pagadores de impostos nao rasgam bilhoes de dolares p/ adquirir o Rafale e apenas com a economia de quase 1/3 na hora de voo paga o leasing p/ os Gripens.
Eh claro que a depreciacao no contrato, suporte precisam ser especificadas, assim com outros detalhes, mas acho que foi possivel passar a ideia.
Tampao assim, muito bom.
Desperdicio de dinheiro publico nunca mais!!!
Senhores, quero lembrar que esses Gripen são de propriedade sueca, novinhos em folha, entre os melhores da Europa (vencedores do Tiger Meet) e só irão vir para a FAB porque a Tcheca tá rachada…
Estão a anoz-luz de qualquer coisa que tenhamos em inventário, são aeronaves tremendamente mais capazes e maleáveis (podem pousar em pistas curtas) do que os Mirage-2000 do GDA, podem ser convertidos futuramente pro padrão físico (porque em termos de software provavelmente já virão no padrão MS-2000) do NG e, acima de tudo, a presença do Cmt Saito na jogada indica claramente que a grana sairá da própria verba de custeio da FAB, ou seja: independente do FX2 e do patético governo federal e suas patranhas.
Algo assim: aposentam-se os 12 F-2000 da década de 80 e, com o troco, adquirem-se os Gripen C/D com padrões de 4,5 gen. Que são 24, e não 12. Que aceitam todo e qualquer armamento do mundo, e não só os ridículos Matra franceses.
Uma ótima solução para a FAB.
Ah sim, sempre lembrando que os 12 Mirage-2000 também chegaram ao Brasil via leasing.
Estamos no Brasil...
Copa 2014...
O que vem no horizonte?
FA-18 retrofitado ....
Tb tem a parceria em biocombustivel e a venda dos Super tucanos. Isso faz diferença... O mercado dos americanos é importante e eles vem sinalizando que nos querem como parceiros... Num mundo com finaciamento curto a Boeing tem "bala" para se auto financiar e oferecer os f-18 por um valor diferenciado.
No fim, qualquer ´bode´ com relação a integração de armamentos nossos, acho que a Elbit no final da um jeito...
Que venham os caças e que sejam novos, existam e voem...
Pois eu acho que o JUNITI SAITO vai ser EXONERADO do CARGO antes que a DILMA lance o FX-3...
E, quem quiser que concorra com os passarinho do Putin e, por fora, os do Jiabao.
Será que ninguém notou que o FX-2 está COMPLETAMENTE desatualizado???
E, outra coisinha: Porque comprar produtos OTAN, se são eles NOSSOS inexoráveis e prováveis inimigos???
Parabéns, Vinna ! Grande abraço,
Miguel Junior
Combat radius: 800 km (500 mi, 432 nmi)Ferry range: 3,200 km (2,000 mi)with drop tanks.Service ceiling: 15,240 m (50,000ft)
Wing loading: 283 kg/m² (58 lb/ft²)
Thrust/weight: 0.97
Rafale:
Maximum speed:High altitude:Mach 1.8+ (1,900+ km/h, 1,026+ knots) Low altitude: 1,390 km/h, 750 knots
Range: 3,700+ km (2,000+ nmi)
Combat radius: 1,852+ km (1,000+ nmi) on penetration mission
Service ceiling.16,800 m (55,000 ft).Rate of climb: 304.8+ m/s (60,000+ ft/min).Wing loading: 306 kg/m² (62.8 lb/ft²)Thrust/weight: 1.10 (100% fuel,2 EM A2A missile, 2 IR A2A missile)
Fonte: Wikipedia. Abraços,
Miguel Junior
Apenas para constar, o comentário do amigo "Natan Amaral" Posted on 1 de outubro de 2011 13:24 foi CLONADO "ipsis literis" de um comentário meu deixado no post http://www.aereo.jor.br/2011/09/30/fab-podera-voar-com-gripen-ja-saito-discute-heranca-de-contrato-de-leasing/ aos 30 de setembro de 2011 às 23:19
Não escrevo para cobrar direitos autorais não, é apenas para constar os créditos, e para que o editor e seu público saibam quem é quem.
Pessoalmente acho lamentáveis tais atitudes por parte de alguns, que vem infelizmente se tornando corriqueiras.
Um abraço e continue com o bom trabalho.
Vader