O Conselho Nacional de Transição da Líbia (CNT) confirmou à BBC nesta quarta-feira que investiga versões de que Muamar Kadafi, líder deposto do país, foi vítima de abuso sexual momentos antes de morrer.

O CNT confirmou à BBC que a investigação foi motivada por imagens captadas por um telefone celular logo após sua captura, na cidade de Sirte. Segundo a correspondente da BBC Katya Adler "Kadafi é rodeado por uma multidão de combatentes anti-Kadafi". "A gravação parece mostrar o ex-ditador da Líbia sendo submetido a um abuso sexual."

O governo interino disse à BBC que lançou uma outra investigação para determinar se Kadafi, que governou a Líbia por 42 anos, foi executado depois de sua captura. A primeira versão foi a de que ele teria sido atingido durante confronto com as forças do CNT.

Leia também: Saiba os relatos que indicam os últimos momentos de Kadafi

Nas imagens divulgadas nesta quarta-feira, no entanto, não é possível ver o sinal de bala na cabeça de Kadafi. O ex-líder caminha, sangrando, mas aparentemente sem o ferimento que lhe tirou a vida.

Segundo representantes do CNT, os corpos de Kadafi, de seu filho Mutassim e do ministro da Defesa do antigo regime foram enterrados na terça-feira, em um local não identificado, no meio do deserto líbio. Até segunda-feira, os corpos estavam em um freezer comercial em Misrata, onde foram exibidos ao público.

Nesta quarta-feira, o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, afirmou se sentir "enojado" com as imagens de Kadafi divulgadas pela imprensa.

Silêncio

Após a morte do ex-líder líbio, partidários de Kadafi têm se mostrado discretos. Moradores do bairro de Abu Salim, um dos redutos dos partidários de Kadafi em Trípoli, relataram à BBC Brasil que militantes ligados às forças do CNT têm promovido saques e intimidado quem vive no local.

Acredita-se que Kadafi contava com o apoio de cerca de 20% dos líbios. Organizações de direitos humanos têm feito alertas sobre violações de direitos humanos na Líbia por parte de integrantes das forças do CNT.

Otan

O presidente do CNT, Mustafa Abdel Jalil, disse nesta quarta-feira que quer que a Otan (aliança militar do Ocidente) continue com sua missão na Líbia até o final de 2011. Falando depois de uma reunião no Catar, Jalil afirmou que a aliança militar do Ocidente deve permanecer no país para evitar que os partidários de Kadafi fujam.

A Otan, que tinha tomado uma decisão preliminar de encerrar a operação na Líbia em 31 de outubro, deve anunciar sua decisão formalmente na sexta-feira. A aliança realiza operações na Líbia desde março.

ADVERTÊNCIA: O vídeo abaixo contém imagens fortes

Um novo vídeo divulgado na Líbia mostra o ex-ditador Muamar Kadafi ainda vivo sendo abusado por seus captores em meio a uma grande confusão. Em uma das cenas, ele é supostamente torturado com um objeto aparentando ser um facão.

As imagens fortes foram obtidas pelo site Global Post, que publica uma série de fotos com o quadro a quadro e sustenta a versão de que o ex-ditador teria sido torturado. O vídeo foi gravado em um celular. É possível ouvir tiros e gritos. Assista abaixo.

As imagens retomam o debate sobre a forma pela qual o ex-ditador foi morto. Embora os opositores de Kadafi e o Conselho Nacional de Transição (CNT) tenham dito que ele foi atingido em uma troca de tiros, existe a versão de que ele teria sido sumariamente torturado e executado após a captura. Nesta quarta, o CNT afirmou que vai conduzir investigações sobre o caso depois da divulgação do vídeo.



Fonte: IG