Segundo declaração do Comandante da Força Aérea Russa, Coronel General Alexander Zelin, nessa segunda-feira, o PAK FA superou os caças F-22 e J-20 em várias características importantes, e acrescentou que o número de caças de quinta geração russos Sukhoi T-50 PAK FA envolvidos em vôos de teste será aumentado de três para 14 até 2015.

“Há três caças PAK FA já em testes, adicionais três estão sendo esperados para testes num futuro próximo. O número total de aeronaves previstas para os vôos de teste é de 14″, disse Zelin. No total, a frota de três caças atualmente em testes já realizou mais de 120 voos de avaliação.

O T-50, desenvolvido no âmbito do programa PAK FA (Sistema Tático de Aviação Futura para Força Aérea) pela Sukhoi Design Bureau, fez sua primeira aparição pública no show aéreo MAKS 2011, perto de Moscou, em 17 de agosto de 2011.

Mas a informação mais destacada por Zelin foi que o T-50 da Rússia superou a versão do caça de quinta geração dos EUA e da China.

“Depois de uma análise comparativa das características do caça russo com os jatos stealth F-22 Raptor dos EUA e J-20 chinês, podemos concluir que PAK FA excede os similares estrangeiros em velocidade máxima, autonomia de vôo, peso máximo de decolagem e no valor de sobrecarga máxima”, acrescentou Zelin.

De acordo com o Comandante da Força Aérea, um protótipo russo é comparável aos similares estrangeiros em tamanho e peso, mas “tem uma quantidade muito melhor de características como velocidade e autonomia” e “possui melhores equipamentos de bordo” comparado aos concorrentes estrangeiros.

De acordo com o plano do Ministério da Defesa, o PAK-FA deve ser diferentes dos caças da geração anterior com melhor eletrônica embarcada, a presença do “piloto eletrônico” e um promissor radar faseado. O caça F-22 entrou em serviço com a Força Aérea dos EUA em 2005, e o J-20 chinês ainda está em desenvolvimento, e seu primeiro vôo ocorreu no início de 2011.

A Rússia vem desenvolvendo o caça de quinta geração desde a década de 1990. Os altos oficiais militares do país disseram que o avião de caça stealth, com um alcance de até 5.500 quilômetros, deve entrar em serviço com a Força Aérea da Rússia em 2015, a qual pretende adquirir um lote inicial de 60 unidades, mas no total poderá chegar a 150, incluindo uma versão biplace.

O caça, que está sendo desenvolvido em parceria com a Índia, fez seu vôo inaugural no Extremo Oriente russo no início de 2010.

Texto: Rustam, direto da Rússia – Via: Cavok