A Marinha do Brasil (MB), dando prosseguimento aos trabalhos de revitalização de sua frota de submersíveis da Classe Tupi (tipo IKL 209/1400) está retornando ao serviço o S33 Tapajó, após completa revisão do navio. Os trabalhos compreenderam o corte do casco, a remoção, inspeção, revitalização ou substituição das células de baterias, modernização do maquinário hidráulico, elétrico e sistemas de armas do submarino, incluindo seus sensores e eletrônica embarcada. O programa, orçado em cerca de R$74 milhões (US$ 40 milhões), torna o S33 o primeiro submarino da classe Tupi totalmente modernizado e dispondo do sistema de combate integrado AN/BYG 501 MOD 1D.
Como arma principal, o Tapajó passa a empregar os modernos torpedos inteligentes do tipo Mk.48 MOD 6AT. Testes de mar realizados em outubro de 2011 pelo S33 Tapajó culminaram com dois disparos bem sucedidos do referido armamento contra alvos de superfície.
A Marinha do Brasil adquiriu cerca de 30 torpedos Mk.48 Mod 6 Advanced Technology em 2007. O valor total da venda alcançou a soma de US$ 60 milhões. Empregados com sucesso pelo submarino S34 Tikuna, uma versão extensamente modificada e mais avançada dos IKL 209 (IKL 209 Mod), o torpedo Mk.48 Mod 6 torna-se assim o armamento padrão de toda a força de submarinos da esquadra brasileira, juntamente com o sistema de combate integrado AN/BYG 501 MOD 1D.
O S33 Tapajó deverá completar suas provas de mar em maio de 2012, de acordo com o planejamento da Marinha do Brasil. Os trabalhos de modernização da frota são conduzidos nas instalações do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
Fonte: T&D
Fonte: T&D
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