Dois tripulantes ejetaram em segurança momentos antes do caça Sukhoi Su-30MK2 em que estavam cair a cerca de 130 km ao nordeste de Komsomolsk-on-Amur durante um voo de testes nessa terça-feira, por volta das 10:20hs horário de Moscou. A aeronave pertencia a unidade da Sukhoi em Komsomolsk-on-Amur, onde os caças Su-30s são fabricados.

Segundo a agência de notícias Interfax, uma falha do sistema de controle causou o acidente do Su-30MK2, que caiu no dia 28 de fevereiro em Komsomolsk-on-Amur.

Segundo dados preliminares, os problemas no controle do caça surgiram imediatamente após a decolagem. “O avião decolou do aeroporto já girando,” – disse à Interfax uma fonte na indústria da aviação russa. Salvar o caça não foi possível, pois quase não foi possível controlar.

Segundo a agência de notícias RIA Novosti, com referência ao representante do Chefe do Departamento de Investigação Militar (GVSU), Código SC, no momento que o piloto acelerou o caça Su-30MK2 foi relatado fogo no motor direito, e uma equipe de resgate foi acionada. Ambos os pilotos sobreviveram, mas um deles ficou levemente ferido, e foi levado num helicóptero Mi-8 para o hospital na cidade.

A tripulação do Su-30MK2 consistia de pilotos de testes do 485° Esquadrão Militar do Ministério da Defesa da Rússia, o comandante tenente-coronel Valery Kirilin e o capitão Alexey Gorshkov.

O caça Su-30 que caiu era de propriedade da JSC “KNAAPO” (Komsomolsk-on-Amur Aircraft Production Association, após nomeada Gagarin). Como disse a Interfax, a empresa informou que esta aeronave seria destinada para entrega a um dos países estrangeiros, mas que não foi informado qual. Anteriormente, os Su-30MK2 já foram enviados para a China, Vietnã, Venezuela, Uganda e Indonésia.

Após a queda de um caça militar, a Unidade de Investigação de Komsomolsk-on-Amur abriu um processo criminal nos termos do artigo 351 do Código Penal (violação de regras de vôo, ou ao se preparar para ele). Este artigo pode dar até sete anos de prisão.

Esta é a primeira aeronave Su-30 acidentada na Rússia onde a tripulação ejeta. O modelo Su-30 voou pela primeira vez em 1992.

Texto: Rustam, direto da Rússia – Via: Cavok