Pela primeira vez o equipamento de combate à incêndio da Força Aérea Brasileira (FAB) é operado em Mato Grosso do Sul. Dois modelos estadunidenses foram adquiridos em 2008, pelo governo federal, e um deles foi usado para treinamento nesta semana na Base Aérea de Campo Grande.

Com capacidade de 12 mil litros e transportado no avião C-130 Hércules, o equipamento vai possibilitar um combate mais efetivo em incêndios que acontecem comumente no período de inverno e outono em áreas de Pantanal e Cerrado, no Estado.

Nesta semana, a equipe composta por 45 militares esteve no Estado apenas para o treinamento. Em uma situação de incêndio, o volume de água é abastecido no equipamento e então é enviado para o local onde há fogo. O sobrevoo é feito em altitudes de 300 metros, mas quando a água é lançada, o avião chega a sobrevoar a 50 metros de distância do chão.

A água é despejada sempre nas bordas do incêndio para conter o fogo. Pode ser lançada em várias direções e também com volumes controlados: os 12 mil litros estão divididos em 5 tanques que podem acionados uma a um ou todos de uma vez. “São 9 segundos para despejar o total de 12 mil litros de água”, destacou o comandante.

Fonte: Correio do Estado