A fabricante europeia de aviões Airbus está brigando com um velho aliado da Boeing Co. sobre os direitos de comercialização das "winglets", que diminuem o consumo de combustível do avião, um meio de cortar custos cada vez mais popular nas companhias aéreas. A disputa judicial coloca a Aviation Partners Inc. e sua patente de "blended winglets" contra a Airbus e seu produto, chamado Sharklets, que é similar mas foi lançado recentemente. As Sharklets integram a estratégia da Airbus de concorrer com a rival americana Boeing numa era de combustível caro. Na esperança de evitar o pagamento de royalties para a Aviation Partners, a Airbus abriu um processo em dezembro contra a pequena empresa sediada em Seattle, e solicitou ao juiz que invalidasse a patente. A Airbus também conseguiu convencer o Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos a reavaliar a patente das winglets, aletas que ficam na ponta das asas e curvam-se para cima como dobradiças. Agora os dois lados brigam para decidir que tribunal federal julgará o processo da patente. A ideia básica por trás das winglets existe há décadas: elas diminuem o atrito no avião ao reduzir o vórtice de ar que se forma na ponta das asas. As winglets modernas foram desenvolvidas nos anos 70 pela Nasa, a agência especial americana, cujas pesquisas estão disponíveis ao público. A Aviation Partners, que afirma ter melhorado o design anterior repensando as winglets como extensões altas e graciosas das asas do avião, afirma que suas blended winglets (algo como winglets integradas), existentes em mais de 3.500 jatos da Boeing, diminuem o consumo de combustível em 5% a 7% e aumentam o alcance das aeronaves. A empresa afirma que vai "proteger vigorosamente nossa tecnologia patenteada". A Airbus, que usa winglets pequenas há anos, diz que o desenho da Sharklet marca um avanço tecnológico que diminuirá em cerca de 3,5% o volume de combustível consumido em seus jatos de um corredor. A empresa solicitou a patente do produto nos EUA, na Alemanha e em outros países. A Airbus vai instalar as Sharklets em sua família A320 de jatos de um corredor, como o A320neo, que está sendo desenvolvido para concorrer com o campeão de vendas da Boeing, o 737, modelo que normalmente já vem equipado com as winglets. Os jatos de um corredor são os mais vendidos do mercado mundial de aviões. A Airbus passou cinco anos negociando com a Aviation Partners a possibilidade de usar o desenho das winglets da empresa de Seattle em seu próprio produto e as empresas chegaram a assinar ano passado uma carta de intenções para formar uma joint venture. Mas a Airbus continuou desenvolvendo seu próprio modelo como uma alternativa.

Fonte: The Wall Street Journal - Via:
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