Um piloto civil que voava para a empresa Airborne Tactical Advantage Co. (ATAC), morreu ontem quando seu jato F-21 Kfir caiu perto do portão oeste da Estação Naval de Fallon, seis quilômetros a leste dos limites da cidade.

O porta-voz da ATAC, Matt Bannon, que fica em Newport News, Virgínia, disse que o nome do piloto está sendo mantido em sigilo até que o parente mais próximo seja informado.

Bannon disse não ter detalhes adicionais sobre a causa do acidente, mas vai divulgar maiores informações quando estiverem disponíveis. Bannon disse que o piloto estava apoiando as operações do Centro de Guerra Aérea da Força de Ataque Naval.

O jato F-21 Kfir civil caiu sobre uma estrutura, mas nenhuma outra informação foi fornecida.

Esta é a segunda vez em dois anos que um avião pertencente a ATAC caiu durante uma missão de treinamento. No dia 8 de julho de 2010, um piloto civil conseguiu ejetar com segurança antes de seu A-4 Skyhawk cair numa plantação ao norte da base logo após a decolagem. Nenhuma estrutura foi danificada.

A Airborne Tactical Advantage Co. (ATAC), proprietária do jato, apóia a missão em Fallon. O contratante simula aviões inimigos para os pilotos da marinha durante os exercícios de treinamento. O piloto era um civil que trabalhava para a empresa.

Segundo o site da ATAC, “nos últimos 16 anos, a ATAC treinou as tripulações da Marinha, Fuzileiros Navais, Força Aérea e do Exército, tripulantes de navios e controladores de combate nas arenas ar-mar, ar-ar e ar-solo… A ATAC é a única organização civil aprovada para treinar a elite da Marinha dos EUA na Fighter Weapons School, também conhecida como ‘TopGun’, e é a única organização civil a treinar com os F-22 Raptors da USAF.”

O F-21 Kfir é de fabricação israelense, que foi concebido como um avião de ataque ao solo com um papel secundário de caça. A maior parte dos 212 Kfirs foram construídos na década de 1970 e início de 1980.

Uma vez que um avião civil foi envolvido no acidente, a Relações Públicas da Estação Naval de Fallon disse que a Administração Federal de Aviação (FAA) e do National Transportation Safety Board (NTSB) vão investigar o acidente.

Fonte: Tahoe Daily Tribune – Via: Cavok