Uma ação conjunta da CIA e do FBI em dois continentes levou à prisão de ao menos três dos mais importantes líderes do grupo hacker LulzSec, detidos pelo crime de conspiração contra governos. Junto com o Anonymous, os cibercriminosos são acusados de causar prejuízo de bilhões de dólares a bancos, empresas e órgãos governamentais.

A história foi publicada pelo site da rede de TV americana Fox News e repercutiu na imprensa de todo o mundo. Segundo um oficial do FBI envolvido na operação, o órgão está "cortando os cabeças" do LulzSec e "devastando a organização". O veículo apurou que um desempregado de 28 anos, Hector Xavier Monsegur, era uma das pessoas à frente de centenas, senão milhares, de hackers. Ao ser desmascarado pelo FBI, passou a cooperar com os policiais. Na comunidade virtual, era conhecido pelo pseudônimo de Sabu.

"Ele foi preso secretamente e agora trabalha para o FBI", disse uma fonte próxima ao caso. Como resultado da operação, confirmada por alguns oficiais da polícia federal americana, os cinco outros líderes remanescentes foram detidos e multados. Entre eles, estão os londrinos Ryan Ackroyd ou "Kayla", Jake Davis ou "Topiary", os irlandeses Darren Martyn ou "Pwnsauce", e Donncha O’Cearrbhail ou "Palladium”, e ainda o americano Jeremy Hammond, chamado de "Anarchaos". No grupo, estariam três das mais importantes autoridades no universo hacker.

Entre os acusados, Hammond teria participado de um dos casos mais conhecidos de ciberataque. Ele é acusado de ser um dos cabeças na invasão ao sistema da Stratfor, empresa contratada pelo governo dos Estados Unidos para realização de estudos e análises geopolíticas. Milhões de e-mails foram publicados no site colaborativo de denúncias Wikileaks, bem como informações confidenciais de pessoas relacionadas a esses estudos, como nomes e dados de cartões de crédito.

O britânico Jake Davis, de 19 anos, foi preso no início de fevereiro. Ele é acusado por ataques contra CIA, Sony Pictures e ao site do jornal The Sun, no qual publicou uma notícia falsa que dizia que o magnata Rupert Murdoch havia morrido. Na casa de Davis, a polícia apreendeu 16 computadores que, segundo informações, continham senhas e outros dados sigilosos de mais de 750 mil pessoas.



Em resposta, o grupo hacker publicou mensagens na conta do Twitter @YourAnonNews, utilizada comumente para repercutir suas ações. "Não temos um líder", diz um dos textos. O perfil reforça que Anonymous e LulzSec são "uma ideia, não um grupo" e que sua filosofia continuará a se espalhar mesmo com a prisão de Sabu, a quem eles classificam como traidor. Em represália, o grupo publicou dados pessoais do delator, entre eles seu endereço, título de eleitor e número de telefone.

De acordo com os hackers, o número estimado de membros é 35 mil, enquanto apenas 125 pessoas foram detidas até hoje. "Eles não estão exatamente nos vencendo", provocou o grupo.

Fonte: TI Inside