Um caça Chengdu F7-NI da Força Aérea Nigeriana (NAF) caiu nessa terça-feira, dia 1° de maio, durante um exercício de treinamento de rotina, perto do Aeroporto Internacional de Kaduna. O piloto conseguiu ejetar em segurnaça.
O porta-voz da Força Aérea da Nigéria, Air Commodore Yusuf Anas, disse que “o piloto a bordo da aeronave conseguiu ejetar com sucesso”, e que logo após o acidente, uma equipe de busca e salvamento da Escola de Treinamento Aéreo 301, em Kaduna, resgatou o piloto, que está em uma condição estável após receber tratamento no Hospital Médico da Força Aérea da Nigéria, em Kaduna.
O chefe da Aeronáutica, Marechal do Ar Mohammed Dikko Umar, ordenou uma investigação para determinar a causa do acidente.
O acidente eleva para três o número de jatos de caça F7-NI que cairam desde 2009, quando foram entregues pela China.

O primeiro acidente ocorreu em março de 2011, matando o piloto, e dois meses depois, um segundo jato caiu em Mbaniongu Mbazaam, em Gboko.
Em 2005, a Nigéria aprovou uma comprea de US$ 251 milhões de 15 jatos Chengdu F-7 da China. A encomenda incluia 12 caças F-7NI (monoplace) e três FT-7NI com dois lugares para treinamento.
O pacote ainda incluia outros US$ 32 milhões para armamentos, incluindo 20 mísseis ar-ar PL-9C, 10 mísseis PL-9 de treinamento, foguetes não guiados, e bombas de 250/500 kg.
Os pilotos da Nigéria começaram a treinar no jato chinês em 2008, e a entrega começou em 2009.

Fonte: AfriqueJet – Texto: Cavok