Segundo uma fonte, a empresa que faz o CLS (Contrato de Suporte Logístico) do C-295 na FAB (C-105 Amazonas) há 5 anos está com problemas com a Receita Federal no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

A Receita Federal, contrariando todas as iniciativas de offset, prendeu todo o material porque acha que só a FAB pode enviar peças do exterior em seu próprio nome. Mas a empresa subcontratada pela EADS-CASA para prestar os serviços de CLS (uma espécie de extensão da garantia) aqui no Brasil trabalha justamente para evitar que a FAB tenha que se envolver nas burocráticas tarefas aduaneiras.

Enquanto isso, a frota de C-105 está entrando em colapso e 4 aeronaves estão em AOG. O problema se agrava com a chegada da Rio+20 e a maior cheia do Rio Negro, pois o C-105 é a aeronave que faz a integração do Calha Norte na Amazônia e auxilia as populações ribeirinhas da região.

Fonte: Molina via Plano Brasil - Via CAVOK