A fragata brasileira "União F-45" descansa por dois dias nas Ilhas Canárias antes de seguir sua viagem de volta ao Rio de Janeiro, após participar durante sete meses em uma missão de paz no Líbano. O comandante, Ricardo Gomes, explicou em entrevista coletiva em Las Palmas de Gran Canaria, onde o navio está atracado, que a embarcação participou junto a outros oito navios da Força Interina da ONU no Líbano, desde novembro de 2011.

Nesta missão de paz, a fragata "União" contribuiu em duas tarefas: evitar a entrada de armamento ilegal no Líbano e ajudar a formação do pessoal da Marinha libanesa. Gomes destacou que o trabalho foi intenso, já que era necessário identificar todos os navios que transitavam pela área onde o clima agora está um pouco mais tenso por causa dos conflitos na Síria.

O comandante também acrescentou que a fragata participou há um mês na captura de uma embarcação que entrou no Líbano com armamento ilegal. A tripulação da fragata, composta por 244 homens, aproveitará a escala na Espanha para descansar. Após sua partida, na próxima segunda-feira, a previsão é que a embarcação chegue ao Brasil em 7 de julho, primeiro no porto de Recife e finalmente no Rio de Janeiro.

Sobre a próxima missão do navio, Gomes destacou que será na África do Sul, em colaboração com o exército desse país e da Índia, e terá como objetivo reforçar a interoperabilidade de suas respectivas forças armadas.