Segundo fontes argentinas envolvidas no programa de desenvolvimento e fabricação do avião de transporte KC-390 liderado pela Embraer Defesa e Segurança (EDS), as primeiras partes dessa aeronave produzidas pela “Fabrica Argentina de Aviones Brigadeiro San Martin” (FAdeA) chegarão ao Brasil em meados de 2013.  As mesmas fontes ressaltaram que a empresa estatal argentina será a maior parceira da Embraer no projeto e que os últimos movimentos da FAdeA dentro do programa KC-390 asseguram que o contrato assinado com a brasileira durante a LAAD 2011 esta sendo cumprido dentro dos prazos estipulados e promete que os primeiros conjuntos de partes produzidas na argentina seguirá para o Brasil dentro do prazo já mencionado.
Os responsáveis pela FAdeA consideram o acordo de cooperação estabelecido com a Embraer no âmbito do KC-390 como “compromisso-chave” e que a planta industrial daquela empresa aeronáutica instalada em Córdoba cumprira suas tarefas com a perspectiva de estender essa tratativa por pelo menos mais 25 anos.
Jorge Castacneris, representante da FAdeA responsável pelo contrato firmado com a Embraer, informou que um grupo de técnicos argentinos estão trabalhando na Embraer com vistas a definir as especificações dos desenhos de fabricação das partes do KC-390 atribuídas à FAdeA. A organização argentina fabricará os “spoillers”, portas do trem de pouso dianteiro, porta da rampa traseira de acesso à cabine de carga, carenagens dos flaps, cone de cauda e armário eletrônico. Para atender aos requisitos técnicos exigidos para essa empreitada, a FAdeA esta investindo na adequação de sua infra-estrutura produtiva instalando nova maquinaria e capacitando pessoal, assegurou uma fonte local.
A produção seriada do KC-390 esta prevista para ser iniciada em 2015. O voo inaugural é esperado para meados de 2014 e o primeiro exemplar de série entregue em 2016. Em outubro de 2010, o governo de Buenos Aires, através do Ministério da Defesa do país, assinou carta de intenção de adquirir inicialmente seis KC-390 para substituir os veteranos C-130 Hercules da Força Aérea da Argentina (FAA).

Fonte: T&D