O primeiro avião presidencial do Brasil foi um Lockheed C-66
(posteriormente redesignado VC-66) Lodestar. Era um bimotor equipado com
dois motores Wright Cyclone R1820-87, de 1200 HP cada um. Embora fosse
destinado oficialmente à USAAF, foi construído especificamente para ser
transferido ao Brasil, para uso do Presidente Getúlio Vargas. Foi o
único exemplar de C-66 construído. Esse raro avião foi equipado com 11
assentos, 7 a menos que as versões normais do Lodestar. Todavia, era
apertado e desconfortável, além de possuir baixa autonomia. Sua vantagem
era o bom desempenho, pois podia desenvolver 174 nós em velocidade de
cruzeiro, bem mais que os 139 nós do seu contemporâneo Douglas DC-3. O
C-66 teve um longa vida operacional. Foi entregue à USAAF pela Lockheed
em 29 de dezembro de 1941, com o registro 42-13567, e transferido para a
FAB em seguida, onde recebeu o registro militar FAB 2008. Foi
transladado em voo e pousou no Rio de Janeiro em 8 de fevereiro de 1942.
Foi operado pela Seção de Aviões de Comando, subordinada diretamente ao
quartel-general da 3ª Zona Aérea. O Lodestar 2008 foi o único avião
exclusivo da Presidência da República até o recebimento do primeiro
Vickers Viscount pela FAB em novembro de 1956, embora a FAB operasse
outras aeronaves em configuração VIP, como os Douglas VC-47. Como era um
avião único, os presidentes devem ter usado os VC-47 quando o Lodestar
estava, eventualmente, indisponível.
Fonte: V a e V i c t i s
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