A empresa Sevmash de Severodvinsk, região de Arkhanguelsk, no norte da Rússia, que está modernizando o porta-aviões indiano Vikramaditya, procedeu aos ensaios de marcha da embarcação no Mar de Barents, comunicou hoje à imprensa um representante da empresa russa.

Em suas palavras, na atual fase do plano de ensaios está sendo testado o grupo propulsor principal.

“Estamos a seguir um plano horário de navegação no alto mar, testamos na prática as velocidades de segurança, os estabilizadores, todos os sistemas essenciais de funcionamento do porta-aviões,” adiantou o representante da empresa.




Fontes ligadas ao governo indiano disseram que existe a possibilidade da Marinha adquirir um lote da versão naval do jato de combate Rafale caso a Força Aérea assine o contrato ainda pendente dos 126 exemplares com a fabricante francesa, a vencedora do programa Medium Multi-Role Combat Aircraft (MMRCA), anunciado em 31 de janeiro último. O INS Vikramaditya deverá ser entregue para a Índia até o final de 2014.
 
Fonte: C&R

Nota: Pessoalmente tenho muita curiosidade de saber como o Rafale M operaria no 'Vikramaditya' ja que ele não dispõe de catapulta.