Mais de 50 anos depois que seu avião U-2 foi abatido sobre a antiga União Soviética, o capitão Francis Gary Powers postumamente recebeu uma das mais altas condecorações concedida a militares durante uma cerimônia realizada no Pentágono, no dia 15 de junho.

Powers, que morreu num acidente de helicóptero em 1977, foi condecorado com a Estrela de Prata pelo heroísmo demonstrado enquanto era mantido como prisioneiro pelos soviéticos de maio de 1960 a fevereiro de 1962. Embora interrogado e perseguido pela equipe da polícia secreta soviética, ele recusou a todas as tentativas de passar informações confidenciais ou por ser explorado para fins de propaganda política.

Momento histórico: O projetista do U-2 'Kelly' Johnson e Francis Gary Powers

Durante a cerimônia, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea dos EUA, General Norton Schwartz, apresentou a Estrela de Prata para o neto de Powers, Francis Gary Powers III, e Lindsey Berry, neta, diante de mais de 100 familiares, amigos, membros de serviços militares e outros convidados.
Criada em 19 de julho de 1932, a Estrela de Prata é a terceira maior condecoração militar de combate que pode ser atribuída a um membro militar, por bravura em face a um inimigo e pelo extraordinário heroísmo.

Fonte: CAVOK