A rede de TV norte-americana ABC News levantou a hipótese de que o
comandante do AF 447, que caiu em junho de 2009 deixando 228 mortos,
poderia estar acompanhado de uma mulher no momento em que o Airbus da
Air France enfrentou problemas durante o voo que levaram à queda no
Oceano Atlântico.
Em reportagem do programa "Nightline", publicada no site da emissora na
quarta-feira (6), a TV diz que o comandante Marc Dubois viajava
acompanhado de uma tripulante da Air France que não estava trabalhando
(leia o texto e veja vídeo,
em inglês). A ABC News diz que duas "fontes independentes" afirmaram
que o nome da atendente é Veronique Gaignard. A TV não revelou os nomes
das fontes da informação.
A reportagem lembra que, no momento em que os pitots (sensores de
velocidade) do Airbus congelaram e o piloto automático desconectou,
Dubois estava em seu período de descanso. Os copilotos tentaram
chamá-lo, através de um alarme, cinco vezes. Ele só retornou à cabine
dois minutos após o início da queda do avião.
A Air France não quis se pronunciar, segundo a ABC News. A companhia
disse que aguarda o relatório final do Escritório de Investigação e
Análise (BEA), órgão da França que apura a tragédia, previsto para ser
divulgado no dia 5 de julho.
Jean-Paul Troadec, diretor do BEA, disse à ABC News que a suposta
acompanhante não faz parte da investigação francesa porque a agência
"não está interessa" na "vida privada do piloto".
Troadec acrescentou que as alegações de que o comandante estava com a
atendente no avião não teriam importância para o acidente.
De acordo com os relatórios já divulgados pelo BEA, as caixas-pretas
mostram que, antes de o comandante ir descansar, a porta do cockpit é
aberta durante várias vezes e, em algumas delas, permanece aberta por
algum tempo, chegando a mais de 15 minutos seguidos.
Quando a aeronave se aproxima de uma tempestade, o Dubois deixa a cabine
para ir descansar e determina que o copiloto mais jovem assuma o
comando. Ele deixa o local sem uma clara divisão de tarefas entre os
pilotos.
A ABC News recriou o acidente com ajuda de um especialista, para tentar
entender o que ocorreu e por que os pilotos não entenderam que o Airbus
estava caindo (veja o vídeo).
O BEA divulgará oficialmente em 5 de julho o relário com os fatores que,
na avaliação do órgão de investigação, levaram ao acidente.
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