O Exército da Argentina esta modernizando ao longo do corrente ano uma dúzia de helicópteros Bell UH-1H para que se tornem capazes de operar a noite, informou um representante do Comando de Aviação da Força. As melhorias introduzidas nessas aeronaves esta custando cerca de US$ 600 mil por unidade. A “noturnização” desses helicópteros faz parte do plano de recuperação de capacidades operacionais implementado pelo Ministério da Defesa da Argentina, que neste caso implica no desenvolvimento e produção de sistemas de visualização noturna no próprio país, incluindo FLIR e NVG (óculos de visão noturna).
Um programa lançado anteriormente, denominado localmente de “Hornero”, consistiu na modernização dos UH-1H do Exército da Argentina para o padrão “Huey II”, o qual resultou em características de voo superiores às do modelo original, bem como na ampliação da vida útil dos aparelhos e aquisição de autonomia logística e de manutenção com relação à fabricante. Em 2009 a fabricante original, a estadunidense Bell Textron Helicopters, homologou as oficinas do Comando da Aviação do Exército para executar essas melhorias também em aeronaves do mesmo modelo pertencentes às Forças Armadas de países vizinhos. O programa “Hornero” começou em 2005, ocasião na qual foi iniciada a capacitação inicial de pessoal nos Estados Unidos. Segundo fontes locais essa força de trabalho é a única na América Latina autorizada pela Bell Textron para efetuar a conversão dos UH-1H para o padrão Huey II.
As melhorias introduzidas nos Hueys II do Exército da Argentina permitem operações em ambientes hostis. O Huey II já foi testado em condições geográficas e climáticas extremas e submetido a severas exigências operacionais, superando as expectativas do Ministério da Defesa. Atualmente o Centro de Investigações das Forças Armadas (CITEDEF) esta trabalhando em avançados sistemas de visualização noturna de cabeça para uso dos pilotos desses helicópteros.

Fonte: T&D