O estaleiro francês DCNS continua progredindo nos trabalhos de desenvolvimento da variante russa do seu navio Bâtiments de Projection et de Commandement (BPC) da classe Mistral, cujo contrato com o governo russo para inicio do projeto foi assinado no final de 2011.

Similares aos exemplares que estão em serviço na Marinha da França, as modificações que estão sendo introduzidas no projeto original visam adaptá-lo aos requerimentos específicos da Marinha da Rússia.

O programa de desenvolvimento da variante russa do BPC esta sendo executada em duas etapas.  A primeira, iniciada em abril, corresponde à fase de Revisão Preliminar dos Desenhos, na qual estão sendo executados estudos detalhados com prazo de conclusão marcado para setembro.

Entre as principais adaptações constam a capacidade de acomodar os modelos de helicópteros Kamov em uso na Marinha da Rússia entre outros equipamentos militares de origem local. Além disso, essas embarcações precisarão operar em ambientes extremamente frios, e para implementar tal capacidade haverá a necessidade de geração de elevada quantidade de energia elétrica para acionar os sistemas de climatização e degelo, notadamente com relação ao deck de operações aéreas.

A construção dos blocos destinados a formar o casco do primeiro BPC russo já foi iniciada na subsidiária do estaleiro STX localizada em Saint Nazaire, França. A construção dos navios contará também com a atuação do estaleiro russo OSK na condição de organização subcontratada. A previsão é para que a primeira unidade esteja pronta em 2014 e a segunda em 2015.

Fonte: T&D