https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaAWcsUtZQTvg2Kimn-dXbqtnrW-PcFAPRQXbP62xFAJWeCvxnI-6PQ6gIKc0e6hz4USHbt0Vi1Bqls0BFFytBqg33bWgnZJJNL04juxSV3LkN-sRN1g0KZPPa7Bt9ENmL4CHqShRwKezQ/s1600/USAF+F-16C+aircraft+nose+by+Dariusz+Jezewski.jpg 
Um crustáceo está sendo estudado pela Universidade da Califórnia para incrementar a resistência de aeronaves da Força Aérea dos Estados Unidos.

A lagosta-boxeadora (Odontodactylus scyllarus), também conhecida como tamarutaca no Brasil, chama a atenção pelas cores fortes e por sua semelhança ao louva-a-deus.
Por isso, em inglês é chamada de lagosta pavão-louva-deus.
O bicho é conhecido por ter o soco mais rápido do mundo, que mesmo de baixo d'água chega a 72 km/h.
A equipe usou microscópios eletrônicos, raios-X, espectroscopia e simulações de computadores para entender a estrutura das patas do crustáceo. O coordenador da pesquisa, David Kisailus, declarou ao jornal Los Angeles Times: "Nós ficamos impressionados com este 'cara', que golpeia as suas vítimas dezenas de milhares de vezes em um período de três a quatro meses sem quebrar a mão. Por décadas as pessoas estudaram os caracóis como a referência em resistência a impactos. Mas a tamarutaca come eles no jantar".
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisRKyN_kjrFLfJX9M1RilIiSZBZUFj9N8MGw9_cbyurS3GEl2w1G67tLH9j-Bhe3eBqP6q_kvw8PkQ7SL0U3DaedvMXnSBrh5AbOCfPb2ZjbYRYwsUm9cVnElbYvh4yvdXopM9qEYvZWEs/s1600/Odontodactylus_scyllarus.jpgO segredo da lagosta-boxeadora é uma pata revestida por três camadas de minerais e fibras que podem absorver repetidos impactos. A pesquisa foi publicada recentemente na versão online da publicação Science.
“Quatro milhões da anos atrás, o crustáceo estava armado com uma lança, mas com o passar do tempo, evoluiu para um taco, capaz de quebrar as carapaças de caranguejos e moluscos... Pensamos que se pudéssemos imitar a estrutura de três camadas, dentro do taco, poderia haver uma aplicação militar", explicou Kisailus ao jornal britânico The Times.
O periódico revelou que a pesquisa recebeu US$ 600 mil de um fundo da Força Aérea americana e que os pesquisadores já construíram um protótipo feito de alumínio e carbono que se mostrou à prova de bala e mais leve do que materiais usados hoje em dia na fabricação dos caças.
Uma versão para testes militares deve estar pronta em 2015.

Fonte BBC