Nós vamos bater. Isso não pode ser verdade', diz piloto durante queda.
França conclui investigação de acidente que deixou 228 mortos em 2009.
Quatro segundos antes do Airbus da Air France bater contra o Oceano
Atlântico em 2009, deixando 228 mortos, o copiloto menos experiente,
Pierre-Cedric Bonin, de 32 anos, percebeu que o acidente era inevitável e
disse: "Nós vamos bater! Isso não pode ser verdade".
A última conversa registrada pela caixa-preta na cabine foi divulgada
nesta quinta-feira (5) pelo BEA (Escritório de Investigação e Análises)
junto com o relatório final sobre a tragédia do voo AF 447.
A investigação concluiu que falhas humanas e técnicas, como o
congelamento dos sensores de velocidade pitot, o automatismo do Airbus,
além de falhas no treinamento da tripulação e na coordenação da cabine,
provocaram a tragédia.
Nos segundos finais, Bonin passa o controle da aeronave para o copiloto
mais experiente, David Robert, de 37 anos e com 6.547 horas de voo.
O comandante de bordo, Marc Dubois, de 58 anos e com quase 11 mil horas
de voo, retorna à cabine do descanso durante a crise no voo e não assume
os comandos.
A íntegra da transcrição da conversa na cabine, em inglês, está disponível no site do BEA. [em .pdf]
Veja abaixo o último trecho da conversa entre os pilotos:
2h11min21 - Robert - Nós ainda temos os motores. O que está acontecendo (...)?
2h11min32 - Bonin - (...) eu não tenho mais os controles do avião. Eu não tenho nenhum controle do avião.
2h11min38 - Robert - Vire à esquerda
2h11min41 - Bonin - Eu tenho a impressão (que temos) a velocidade
2h11min43 - (Barulho de abertura da porta da cabine)
Dubois - O que vocês estão fazendo?
Robert - O que está acontecendo? Eu não sei, eu não sei o que está acontecendo
2h11min52 - Dubois - Então peguem os comandos logo
2h11min58 - Bonin - Acho que temos um problema, que tem muita variação.
Dubois - Sim.
Bonin - Não tenho mais nenhuma indicação
2h12min04 - Bonin - Tenho a impressão que nós estamos numa velocidade maluca, não? O que vocês acham?
2h12min07 - Robert - Não sei, mas não solte (...)
2h12min13 - Robert - O que você acha? O que você acha? O que devemos fazer?
2h12min15 - Dubois - Eu não sei. Está descendo.
2h12min26 - Robert - A velocidade?
2h12min27 - Robert - Você está subindo. Você está caindo, caindo, caindo
2h12min30 - Bonin - Mas eu estou caindo?
Robert - Caindo
2h12min32 - Dubois - Você está subindo
2h12min33 - Bonin - Eu estou subindo? Ok, então vou descer
2h12min42 - Bonin - Quanto subimos?
2h12min44 - Dubois - (...) não é possível!
2h12min45 - Robert - Como está a altitude?
Bonin - Estamos caindo ou não?
Robert - Agora você está caindo
Dubois - Coloque as asas na horizontal
Bonin - É o que estou tentando fazer
Dubois - Coloque as asas na horizontal
2h13min25 - Bonin - O que está havendo... Por que nós continuamos caindo?
2h13min28 - Robert - Tente encontrar um jeito de acionar os comandos lá pra cima, os principais etc.
2h13min36 - Bonin - Nove mil pés
2h13min39 - Robert - Sobe, sobe, sobe, sobe
2h13min40 - Bonin - Mas eu estou empinando já há algum tempo
Dubois - Não, não, não, não suba mais
Robert - Agora caindo
2h13min45 - Robert - Então me passe os comandos, me dê os comandos
2h13min46- Bonin - Siga, você tem o controle
2h14min05 - Dubois - Atenção, você está subindo.
Robert - Estou empinando?
Dubouis - Você está subindo
Bonin - Bem, é o que nós devemos fazer, estamos a 4 mil pés
2h14min18 - Dubois - Então puxa. Agora, tire!
2h14min19 - Bonin - Puxa, puxa, puxa, puxa
2h14min23- Bonin - Nós vamos bater! Isso não pode ser verdade...
2h14min25- Bonin - Mas o que está acontecendo?
2h14min28 - Fim das transmissões.
Fonte: G1 - Via Noticias Sobre Aviação
0 Comentários